“O Sapato” estreia no Festival Caminhos do Cinema Português

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 01-12-2017

A 23ª edição do Festival Caminhos do Cinema Português segue para o quinto dia de exibição de filmes, com um total de sete sessões.

PUBLICIDADE

caminhos cinema

As sessões do dia 1 de dezembro iniciaram-se às 14h30, no Mini-Auditório Salgado Zenha, com “Viagens Filosóficas” da série “No Trilho dos Naturalistas”, realizado por Susana Nobre. Este episódio narra histórias sobre a ciência moderna portuguesa, levando-nos assim numa viagem sobre o estudo da botânica no decorrer dos anos que remonta ao século XVIII.

PUBLICIDADE

Pelas 15 horas, no TAGV, decorreu a Seleção Caminhos com a exibição de “O jardim dos caminhos que se bifurcam” de José Cristóvão Leitão e “Coração Negro”, o destaque da sessão e realizado por Rosa Coutinho Cabral, que tem como pano de fundo a Ilha do Pico, nos Açores.

De volta ao Mini-Auditório Salgado Zenha, a Seleção Ensaios tem programada duas sessões nos horários das 16h30 e 18 horas. Na primeira sessão, destinada aos Ensaios Internacionais, poderá assistir-se a “Aniseed Biscuits” de Estéphan Khattar, “Frequency” de Ahmet Serdar Karaca, “I Am” de Grzegorz Paprzycki, entre outros. A sessão das 18 horas, por sua vez, dará lugar aos Ensaios Nacionais que exibirá apenas “The Art of Moving”, um documentário de Liliana Marinho de Sousa.

PUBLICIDADE

publicidade

A Seleção Caminhos retorna pelas 17h30 ao TAGV, com especial destaque para “A Ilha dos Cães” de Jorge António, uma adaptação do romance “Os Senhores do Areal” do escritor angolano Henrique Abranches.

É um filme que conta com a participação de Nicolau Breyner, numa das suas últimas interpretações, e de João Cabral, presente na sessão de abertura do Festival. Também se poderá assistir aos filmes “Já passou” de Sebastião Salgado, que recebeu o Prémio para Melhor Curta Metragem Internacional no 15º Rome Independent Film Festival e, ainda, “O dia em que as cartas pararam” de Cláudia Clemente, que retrata uma paixão proibida vivida por um agente da PIDE e uma estudante universitária.

Os Caminhos Mundiais têm início às 19h45, novamente no Mini-Auditório Salgado Zenha, que exibirá o filme espanhol “Julia Ist”, de Elena Martín. O filme conta a história de uma estudante espanhola de arquitetura que decide fazer Erasmus em Berlim, onde se deparará com novas realidades.

A última sessão da Seleção Caminhos começará pelas 21h45, no TAGV, com a estreia da curta-metragem “O Sapato” de Luís Vieira Campos.

Seguir-se-ão as curtas-metragens “Hei de morrer onde nasci” de Miguel Munhá, “Humores Artificiais” de Gabriel Antunes e “Flores” de Jorge Jácome. Para terminar, irão passar os documentários “Longe da Amazónia” de Francisco Carvalho e “Tudo o que imagino” de Leonor Noivo.

O quinto dia do festival encerra com mais uma Master Session, desta vez com o tema “O Outro Eu”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE