Conecte-se connosco

Eventos

Sapadores de Coimbra simulam incêndio no Basófias

Publicado

em

 A Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CMBSC) conduziu hoje um exercício de simulação de um incêndio na embarcação Basófias, no rio Mondego, para testar diferentes valências de resposta da proteção civil.

O exercício simulou um incêndio na casa das máquinas do Basófias e o resgate de vítimas dentro da embarcação e na água, num simulacro que juntou a CMBSC, e os Bombeiros Voluntários de Coimbra e de Brasfemes.

Segundo o vereador da Câmara de Coimbra com a pasta da proteção civil, Carlos Lopes este tipo de exercícios “não eram efetuados desde 2014”, recordando que já em janeiro foi simulado um acidente com matérias perigosas.

“Estamos a reforçar a prevenção”, vincou, salientando a capacidade de resposta que foi dada pelas três corporações no exercício hoje realizado.

No “Basófias”, foi simulado um acidente com dez turistas a bordo, tendo sido resgatadas vítimas por mergulhadores, a nado, tendo sido necessário apoio hospitalar para alguns dos feridos registados.

No local, estiveram 55 operacionais, 16 viaturas e três embarcações, referiu o comandante da CMBSC, Paulo Palrilha.

“Testámos várias valências”, destacou o responsável, apontando para o resgate com recurso a mergulhadores, a fase pré-hospitalar, bem como a capacidade de resposta num contexto de incêndio urbano.

“Estamos preparados para uma situação que dificilmente ocorrerá, mas ao estamos preparados para situações mais difíceis mostra que estamos preparados para as mais fáceis”, sublinhou Paulo Palrilha.

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
close-link