Coimbra

Sapadores de Coimbra destruíram 2614 ninhos de vespa asiática

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 19-05-2022

A Companhia Municipal de Bombeiros Sapadores de Coimbra (CMBSC) destrui 2614 ninhos de vespa asiática (Vespa velutina), desde 2018. No último ano, registaram-se 966 ninhos, num aumento de incidência de 104% relativamente ao período homólogo anterior.

PUBLICIDADE

Desde 2018, a CMBSC destruiu 2614 ninhos de vespa asiática: 531 em 2018/2019; 644 em 2019/2020; 473 em 2020/2021; e 966 em 2021/2022 (até final de março de 2022). Assim, registou-se um aumento muito significativo até à presente data.

O vereador da Proteção Civil Municipal, Carlos Lopes, salienta que “a vespa asiática é uma espécie exótica que teve uma forte expansão em Portugal” e que “o seu efeito predatório sobre outras espécies é muito impactante, nomeadamente sobre as abelhas domésticas, provocando fortes prejuízos aos apicultores”. “A atuação da Companhia Municipal de Sapadores no controle e destruição de ninhos é uma medida fundamental para o controlo da população e para tentar mitigar o aumento desta espécie exótica no nosso território”, sublinha o vereador.

PUBLICIDADE

Os ninhos encontrados no concelho de Coimbra têm sido localizados, na sua maioria, em árvores, apesar de já terem sido identificados ninhos em edifícios de várias tipologias ou em estruturas arbustivas.

O combate dos Bombeiros é baseado na inoculação de um inseticida diretamente nos ninhos de vespa asiática, previamente identificados. Para o efeito é utilizada uma vara de carbono, à qual é acoplado um motor elétrico que, uma vez acionado, permite a difusão da substância no interior do ninho. A equipa que apoia a operação é composta por dois bombeiros, aos quais se juntam mais elementos em caso de necessidade de acionar meios elevatórios adicionais, quando os ninhos se encontram a alturas muito elevadas.

PUBLICIDADE

publicidade

Ainda que o ciclo desta espécie dependa muito das condições meteorológicas, o combate à vespa asiática, intensifica-se nesta altura do ano, com o aparecimento dos ninhos primários, uma vez que as vespas fundadoras hibernam até fevereiro, depois de fecundadas pelos machos.

O procedimento a adotar quando se deteta ou suspeita da existência de ninho ou de avistamento de vespas passa por contactar os serviços municipais de proteção civil ou a junta de freguesia mais próxima do local de deteção/suspeita, através do seu endereço de correio eletrónico (protecaocivil@cm-coimbra.pt) e do número de telefone (808 200 520), remetendo as seguintes informações: localização e identificação através de fotografia o ninho suspeito; envio dos dados recolhidos para o endereço eletrónico indicado, acompanhados de nome e contactos da pessoa que identificou o ninho. Posteriormente os serviços municipais informarão sobre a deslocação das equipas especializadas.2

A vespa asiática (Vespa velutina) é uma espécie asiática que exerce uma ação destrutiva sobre as colmeias de abelhas melífera, e sobre outras espécies de insetos da fauna portuguesa, podendo em algumas situações constituir perigo para a saúde pública. Desde a sua identificação em França, no porto de Bordéus, em 2004, esta espécie de vespa predadora tem vindo a expandir-se por toda a Europa. Em Portugal, surgiram os primeiros indícios da sua presença em 2011, mas a situação agravou-se nos últimos anos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE