Coimbra

São rosas, senhora… e são grátis! (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 27-09-2022

Se visitar a Baixa de Coimbra esta terça feira não se surpreenda se lhe oferecerem uma rosa. São, de facto, rosas e são gratuitas! Uma iniciativa criativa e original da Câmara Municipal para assinalar o Dia Mundial do Turismo no “coração” da cidade.

PUBLICIDADE

Estender a mão e oferecer uma rosa parece tão simples e atencioso. Há quem a receba com um sorriso e perguntas curiosas mas há também quem as recuse, educadamente, com um gesto de mão, pensando que se trata de negócio de rua.

Não é disso que, efetivamente, se trata. São mesmo rosas, verdadeiras, bonitas e cheirosas e… são grátis! São um “mimo” que a Câmara oferece a turistas, visitantes e população neste Dia Mundial do Turismo, uma data que serve de convite a todos para que visitem a cidade e desfrutem do seu património.

PUBLICIDADE

De acordo com o vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Francisco Veiga, numa fase inicial estão disponíveis 300 rosas para oferecer às senhoras e outros tantos kits com material informativo sobre Coimbra, mais direcionados aos homens. Se a procura superar as expectativas, a autarquia está pronta para responder.

“Queremos que este dia fique na memória das pessoas e que voltem novamente a Coimbra, sejam turistas internacionais ou nacionais”, explica Francisco Veiga, sublinhando que o caderno e o lápis que também integram o saco informativo servem precisamente para que tirem “algumas coordenadas para poderem voltar a Coimbra” noutra ocasião.

PUBLICIDADE

publicidade

Com estes “mimos” que oferece aos visitantes, em dois pontos centrais da Baixa – em frente à Câmara e junto ao Arco de Almedina –, a autarquia pretende dar também um contributo para a revitalização da Baixa. Esta ação divide-se por dois momentos, o primeiro decorreu durante a manhã e o segundo começa às 16h00. Contempla não só turistas mas também população.

“O Dia Mundial do Turismo é muito importante para a Câmara de Coimbra que tem como objetivo aumentar o turismo na cidade”, realça Francisco Veiga, acrescentando que, para tal, é necessário “desencadear um conjunto de ações” nesse sentido de promover Coimbra e de a tornar mais atrativa.

Esta é apenas uma das várias ações que assinala hoje o Dia Mundial do Turismo em Coimbra. Destaque ainda para as visitas guiadas, que dão a conhecer alguns dos recantos e histórias da Baixa.

Dedicado ao tema “Repensar o Turismo”, o programa, desenvolvido pela Câmara e Entidade Regional Turismo Centro de Portugal, convida a revisitar Coimbra e a desfrutar do seu património. Este dia pretende também promover a consciencialização sobre o valor social, cultural, político e económico do turismo e a contribuição que o setor pode dar para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Município.

Veja os vídeos dos diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE