Primeira Página

São João manda marchar… e a Tocha obedece! Contamos tudo

Notícias de Coimbra | 8 meses atrás em 19-06-2025

As Marchas Populares voltam a sair à rua na Praia da Tocha, no próximo domingo, 22 de junho, pelas 21:00, numa noite dedicada à celebração de São João.

O evento, que celebra as tradições populares e a identidade cultural da região, é organizado pelo Município de Cantanhede, em parceria com a Junta de Freguesia da Tocha e a Associação de Moradores da Praia da Tocha.

Este ano, o desfile contará com a participação de 632 marchantes, divididos por nove grupos que irão percorrer as principais ruas da localidade.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

Cada grupo apresentará um tema diferente, representando elementos da história, da natureza e das vivências locais. Participam na iniciativa a Marcha das Arrôtas, com o tema “O Largo da Ti Caixa”; a Marcha de Cantanhede Cidade, dedicada a “Pedro Teixeira”; a Marcha de Covões – Seadouro, com “Vindimas”; a Marcha de Febres, com o tema “Lagoas de Febres”; a Marcha da Fontinha, com “Ligações de Amor”; a Marcha de Murtede, com “A Água… A preservação da água no nosso planeta”; a Marcha de Sepins, com “A Nobreza”; a Marcha da Tocha, com “A Mulher Gandaresa”; e a Marcha de Vilamar, com o tema “Marquês de Marialva. Herói da Restauração”.

O percurso será feito a partir de dois pontos distintos: um com início no Mercado, subindo pela Rua de São João e passando pela Avenida Doutor Silva Pereira; o outro, com partida na Rua da Arte Xávega, junto à Capela, seguindo também até à Avenida Doutor Silva Pereira.

O primeiro ponto de dança está marcado para o Largo da Fonte, na Rua dos Pescadores de Nossa Senhora da Tocha, e o desfile termina no Largo de São João, onde se realizarão as apresentações finais de cada grupo.

Posteriormente, os mesmos grupos, com a adição da Marcha da Gira Sol — cujo tema é “Com as abelhas e as joaninhas as plantas vamos preservar” — voltarão a desfilar na cidade de Cantanhede, no próximo dia 28 de junho, pelas 21:20, na Praça Marquês de Marialva, no âmbito das festividades em honra de São Pedro.