Universidade

“São Flores, Coimbra!”

Notícias de Coimbra | 32 minutos atrás em 06-11-2025

A Universidade de Coimbra (UC) e a iniciativa “São flores, Coimbra!” vão promover, no sábado (dia 8), a partir das 10h00, uma ação de revitalização de 12 canteiros situados entre os Departamentos de Física e Química (Rua Larga, Polo I da UC).

PUBLICIDADE

publicidade

A atividade vai reunir estudantes, docentes e cidadãos voluntários numa manhã dedicada à plantação de espécies autóctones e requalificação ecológica.

PUBLICIDADE

O objetivo da ação é transformar os canteiros em núcleos de biodiversidade, mostrando como pequenas intervenções podem contribuir para uma cidade mais viva e sustentável. As espécies a plantar – escolhidas com base em critérios ecológicos e estéticos – são roselha-grande, gilbardeira, aquilégia, murta, viúvas, alecrim rasteiro e abrótea fina.

“Esta parceria mostra como a sustentabilidade se concretiza em gestos simples e coletivos. Revitalizar os canteiros é valorizar a biodiversidade e reforçar o compromisso da Universidade de Coimbra com um campus mais vivo, verde e partilhado”, afirma a Vice-Reitora da UC para o Planeamento, a Sustentabilidade e a Qualidade, Patrícia Pereira da Silva.

“Queremos dar uma nova vida a estes canteiros, introduzindo diferentes espécies de plantas autóctones, aliando a divulgação do nosso património natural a um gesto de cidadania ativa”, explica Catarina Maia, coordenadora da iniciativa “São flores, Coimbra!” e fundadora do projeto ambiental Jardim Monte Formoso.

Esta ação marca mais uma etapa da parceria com a Universidade de Coimbra (reconhecida como a instituição de ensino superior mais sustentável de Portugal pelos principais rankings da especialidade) com a iniciativa “São flores, Coimbra!”, que ao longo do último ano tem vindo a recuperar canteiros e floreiras degradados em vários pontos da cidade, numa aposta na educação ambiental e cidadania ativa.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE