O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu uma informação especial para o período entre 31 de outubro e 2 de novembro, alertando para chuva intensa, vento forte e descida acentuada das temperaturas em grande parte do país.
De acordo com o IPMA, o estado do tempo em Portugal continental será influenciado pela passagem de uma frente fria com ondulações, associada a uma depressão centrada no Atlântico Norte, que se desloca em direção às ilhas Britânicas. A partir de domingo, prevê-se a melhoria gradual do tempo, com o reforço de uma crista anticiclónica.
Na sexta-feira, a chuva será persistente e por vezes forte, sobretudo a norte do Baixo Alentejo, com valores acumulados de precipitação superiores a 100 milímetros em 24 horas em algumas zonas montanhosas do Norte e Centro. Esta situação poderá causar inundações em meio urbano, cheias rápidas e deslizamentos de terras, especialmente em áreas já fragilizadas pelos incêndios do verão.
PUBLICIDADE
O vento vai soprar moderado a forte, de sul e sudoeste, com rajadas que podem atingir os 70 km/h na faixa costeira e nas terras altas. No dia 1, o vento deverá enfraquecer gradualmente e rodar para norte e noroeste.
As temperaturas máximas vão situar-se entre 15 e 20 graus nas regiões Norte e Centro e 20 a 24 graus no Sul, com uma ligeira descida no domingo. As mínimas vão descer de forma mais acentuada na noite de 1 para 2 de novembro, variando entre 4 e 11 graus no Norte e Centro e 9 a 14 graus no Sul.
A agitação marítima será de oeste e noroeste, com ondas entre 2,5 e 3,5 metros na costa ocidental, e de sudoeste com 1 a 1,5 metros na costa sul do Algarve.
O IPMA já emitiu avisos Laranja e Vermelho para várias regiões do Norte e Centro, devido à intensidade da precipitação prevista, e alerta que as previsões podem sofrer alterações, nomeadamente no sentido de agravamento.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
 
 
									   
			 
			 
			 
			 
			 
			 
			 
			 
			 
			