Região

Santo Varão com Rituais da Quaresma, das Cinzas às Paixão

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 22-03-2023

A Quaresma e as suas vivências na comunidade foram o mote para os “Rituais da Quaresma, das Cinzas às Paixão”, dinamizados pelo Rancho folclórico do Centro Beira Mondego – Santo Varão, no sábado, dia 18 de março.

PUBLICIDADE

Na ocasião, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias, na companhia do presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, e do vice-presidente da Federação do Folclore Português, António Gabriel, destacou a capacidade criativa, a dedicação e o trabalho muito cuidado que a formação santovaronense tem desenvolvido em prol do folclore, da recolha e recriação das tradições da freguesia e do Baixo Mondego.

Num primeiro momento, na igreja matriz de Santo Varão, o Rancho Folclórico de Escalos de Cima (Castelo Branco) e o Grupo Regional do Seixo “Grupo de canto das almas Paróquia S. João Baptista” interpretaram os cânticos religiosos do Cancioneiro Popular.

PUBLICIDADE

publicidade

No exterior, o Rancho folclórico do Centro Beira Mondego – Santo Varão, retomou a Serração da Velha, com texto da autoria de José Carlos Duarte.

Interrompida em 2020, devido à pandemia, a tradição popular que traz o humor e a sátira a uma época mais dedicada ao recolhimento e à reflexão voltou às ruas de Santo Varão para fazer sorrir.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE