Coimbra

Sanfil instala Aplicação inovadora em Pacemaker. Solução inédita em Portugal! (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 12-09-2019

Uma equipa de especialistas da Sanfil instalou, pela primeira vez em Portugal, uma aplicação inovadora no pacemaker de uma doente.

PUBLICIDADE

A doente e a cardiologista Natália Antónia

Notícias de Coimbra falou em exclusivo com a médica e com a paciente, que se mostraram bastantes satisfeitas com esta grande novidade

A doente sofria de sincopes recorrentes, por momentos, havia pausas significativas no ritmo cardíaco e perdia a consciência, uma situação, que, de certa forma, colocava em risco a vida da paciente, explica Natália Antónia, cardiologista responsável pela intervenção.

PUBLICIDADE

A médica sublinha que este tipo de patologias é muito frequente, sobretudo com o envelhecimento da população. A solução é a implantação de um pacemaker definitivo, que foi o que esta doente fez.

PUBLICIDADE

publicidade

O que há aqui de particular é a possibilidade de fazer uma monitorização remota, que em vez de utilizar os transmissores convencionais, vai utilizar o telemóvel da própria doente, facilitando a sua autonomia e mobilidade.

Onde quer que se encontre, a doente consegue estar em contato com a sua clínica e com o seu cardiologista, sublinha Natália Antónia.

Para quem está habituado a usar novas tecnologias, esta é uma aplicação que oferece ao doente “ferramentas de educação” e informação útil, que vão desde a monitorização da atividade física ou ao estado da bateria do pacemaker.

Natália Antónia frisa que esta aplicação faz com que o doente participe de forma ativa no seguimento do seu dispositivo e na promoção da sua saúde.


A paciente (que prefere não ser identificada), referiu a NDC que se sente melhor que há um ano, altura em que teve dois episódios, um em maio E outro em junho, em que subitamente desmaiou.

Depois de ter feito alguns testes, os médicos descobriram que o seu coração não batia sempre ao mesmo ritmo, que durante o dia havia dois momentos, às 10:00 e 19:00,  em “que basicamente o ritmo das batidas do meu coração descia para metade, o que fazia com que eu tivesse desmaios”.

Vejo a App pelo menos uma vez por dia, algumas vezes várias por dia, não só para ver o pacemaker, mas também para verificar se as transmissões automáticas para a medica são enviadas, e também para meu controlo de saúde, onde vejo os passos que dei, testemunha a doente.

Estou muito feliz com este novo pacemaker e esta cirurgia, acrescentou, visivelmente satisfeita e feliz.


A pioneira aplicação pode ser usada por todos os tipos de pessoas com este tipo de problemas, desde que não sejam info-excluídos.

A Sanfil assegura que tem meios e profissionais para aplicar esta inovadora aplicação nos pacemakers dos doentes que desejem ter uma melhor qualidade de vida.

Esta é uma aplicação de futuro, eu espero que, apesar desta aplicação ser uma novidade e este ser o exemplo do primeiro caso a ser implantado em Portugal, eu espero que no futuro possa ser oferecido a mais doentes,  conclui a Natália Antónia.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE