Conecte-se connosco

Coimbra

Sandro Norton reúne estrelas do jazz no Convento de São Francisco

Publicado

em

Maria João, Gary Burton (vencedor de 7 prémios Grammy), Mário Barreiros, João Salcedo ou Luís Trigo são alguns dos músicos que se vão juntar a Sandro Norton no palco do Convento de S. Francisco, em Coimbra, no dia 20 de outubro.
image001-1

Esta reunião tem como objetivo de promover o trabalho discográfico de Sandro Norton “Flying High… In The Heart of it”, o primeiro álbum de uma trilogia que convida o ouvinte a viajar pelo mundo através de várias sonoridades, desde o jazz moderno à música clássica, passando pelos sons africanos, celtas, brasileiros, e, claro, portugueses.

Sandro Norton nasceu no Porto a 9 de dezembro de 1978. Desde cedo mostrou as suas aptidões musicais e desenvolveu um interesse especial pela guitarra.

Iniciou os seus estudos com o guitarrista Aires Ramos, na Escola de Música Óscar da Silva, em Matosinhos. Em setembro de 2000, segue para Londres, onde frequenta a London College of Music, da Universidade Thames Valley. Em 2003, termina a licenciatura em “Popular Music Performance” e, em 2004, conclui, com mérito, o Mestrado em “Composição / Music Performance”.

Em 2006 conclui uma pós-graduação em Advance Improvisation, na prestigiada Berklee College of Music, em Boston.

Durante o seu percurso académico estudou, entre outros, com Mike Outram, Shaun Baxter, Ian Scott (Beach Boys), Phillip Mead (George Crumb), Dave Cliff (Lee Konitz), Eddie Harvey (Ella Fitzgerald). Lecionou em Thames Valley aulas de harmonia e composição.

Foi membro da banda Flipsiders, fazendo três tournées em Inglaterra. Participou com Jojo Watz em Ashton Court Festival, em Bristol, onde atuou para 50 mil pessoas. Atuou também na Noruega, Suécia, Espanha e Holanda como solista e membro de pequenas ensembles. Além disso, colaborou com a Orquestra Nacional de Londres (NYJO).

Teve parcerias musicais com Pip Williams, Mike Outram, Xenopoulos Vasilis, Ian Anderson, Gwin Mathias, Bias, Dyce, Brown Jocelyn e Kahiali Haifa.

Já em solo português, lidera vários projetos de Jazz, tendo formado o Sandro Norton Trio, o Quarteto de Jazz Confusion, o Quarteto Sandro Norton, o Octeto Sandro Norton, o Café de Paris e Flor de Lis.

Em 2008, participa no Festival Douro Jazz, com o seu solo, onde toca guitarra percussiva, uma técnica ainda pouco conhecida em Portugal e que Sandro Norton desenvolveu em Londres.

Flying High…At the heart of it” é uma viagem às vivências do compositor e acompanha as suas deambulações pelo mundo, assim como os contactos com as diversas correntes musicais.

O álbum, que reúne 10 temas, conta com a participação de sete músicos: Luís Trigo (violino e harmónica), Carl Minnemann (contrabaixo), João Salcedo (piano e teclados), Bruno Cardoso (violoncelo), António Torres Pinto (bateria), Joaquim Alves e André Oliveira (percussões) e Jaume Pradas (vozes).

O disco foi gravado nos estúdios de Rui Veloso e teve a direção de Jorge Fernando

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade [video width="1280" height="1280" mp4="https://www.noticiasdecoimbra.pt/wp-content/uploads/2020/11/banner-NDC-radioboanova.mp4" loop="true" autoplay="true" preload="auto"][/video]
Publicidade
Publicidade
close-link
close-link
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com