Coimbra

Sandra Semedo ganha mais duas medalhas de Ouro nos Mundiais de Paralisia Cerebral

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 11-08-2018

A triciclista Sandra Semedo voltou a subir ao lugar mais alto do pódio no seu último dia nos Jogos Mundiais da Paralisia Cerebral, terminando da melhor forma uma prestação notável nesta grande competição que tem vindo a decorrer em Sant Cugat, na Catalunha.

PUBLICIDADE

A atleta da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) chegou ao ouro nos 400 metros, prova em que demonstrou grande superioridade sobre as adversárias, e também nos 1500 metros, em que beneficiou do facto de ter sido a única corredora da categoria RR2 a arriscar a distância.

PUBLICIDADE

Nesta última corrida, destaque para o facto de nem a falta de concorrência a ter impedido de estabelecer a segunda melhor marca mundial de sempre.

As duas medalhas hoje obtidas por Sandra Semedo – que foi acompanhada pela sua treinadora e selecionadora nacional de tricicleta, Ana Nunes – juntam-se, é de recordar, às outras duas alcançadas nos primeiros dias de competição: ouro nos 800 metros e prata nos 200. São assim agora oito as medalhas que conquistou em grandes provas internacionais, uma vez que já tinha três de ouro e duas de prata em Taças e Campeonatos do Mundo de Tricicleta.

PUBLICIDADE

publicidade

Mas o dia foi de boas notícias para a APCC também pelas prestações de Mariana Silva e Maria Inês Rodrigues. Ambas disputaram as provas de slalom em cadeira de rodas e também chegaram às medalhas: a Mariana foi bronze na classe U18 WElectric e a Maria Inês obteve o mesmo resultado na classe U18 WManual A.

Estas duas jovens atletas participaram ainda num campo de treino da modalidade, inserido num programa não competitivo para desportos em desenvolvimento, em que puderam testar e melhorar as suas capacidades.

No geral, foi uma excelente experiência e participação da APCC, instituição pioneira a nível nacional no desporto para pessoas com deficiência. Além da tricicleta e do slalom, muitas outras modalidades são desenvolvidas na Associação, como o boccia, a natação ou o futebol em cadeira de rodas elétrica, tanto a nível competitivo como de lazer e manutenção.

Os Jogos Mundiais da Paralisia Cerebral terminam no dia 13 de agosto e são organizados pela CPISRA (Cerebral Palsy International Sports and Recreation Association). Este ano, incluem cinco desportos – atletismo (incluindo tricicleta), futebol de 7, natação adaptada, boccia e slalom em cadeira de rodas – e a participação de cerca de 600 atletas, em representação de 24 países.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE