Empresas

Samsung prepara sistema de alerta para sismos mais sofisticado do que o da Google

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 meses atrás em 20-06-2025

Imagem: depositphotos.com

A Samsung está a preparar um sistema de alerta de terramotos para os telemóveis Galaxy, incorporando funcionalidades adicionais de alerta que ultrapassam as oferecidas pelo sistema da Google integrado no Android.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Segundo a agência de notícias Europa Press, o alerta de terramotos da Google tem dois tipos de notificações destinadas a alertar os utilizadores, uma de perigo e outra para agir, que são enviadas apenas em caso de sismos de magnitude 4,5 ou superior.

PUBLICIDADE

Neste sentido, a Samsung está a trabalhar num sistema de alerta semelhante para os telemóveis Galaxy, mas com mais funcionalidades que permitem aos utilizadores alterar o limiar de intensidade sísmica para que o alerta seja acionado, bem como verificar o histórico de avisos e os abrigos de emergência.

A funcionalidade de limiar da intensidade sísmica pode ser definida para receber o alerta no caso de ser detetado um sismo igual ou superior ao limite estabelecido pelo utilizador, sendo que o intervalo pode ser definido entre uma magnitude de 1,0 e 4,0.

Esta ferramenta também permite definir alertas diferentes para o dia, para a noite, com limiares distintos e escolher se se pretende receber uma notificação quando o movimento sísmico é de magnitude inferior ao limite estabelecido.

Em caso de terramoto, a notificação será apresentada em ecrã inteiro no dispositivo, acompanhada por um alerta sonoro que permitirá o acesso a informações sobre abrigos próximos.

O sistema desenvolvido pela Samsung está ainda em fase beta (etapa intermédia entre o desenvolvimento e lançamento), aguardando o lançamento oficial.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE