Universidade

Sampaio da Nóvoa avisa que “não há universidade” sem liberdade

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 02-03-2014

O professor catedrático António Sampaio da Nóvoa considerou, na cerimónia em que recebeu o Prémio Universidade de Coimbra de 2014, que “sem liberdade não há universidade”.

PUBLICIDADE

“É pela liberdade que se educa, que se faz cultura, que se produz ciência”, defendeu o psicólogo e ex-reitor da Universidade de Lisboa, ao agradecer o galardão, que lhe foi entregue no auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

Sampaio da Nóvoa citou o filósofo francês Jacques Derrida para sublinhar que essa liberdade deve ser “infinita, sem condições”.

PUBLICIDADE

Só uma “liberdade incondicional” permite que as universidades “sejam o que devem ser: um lugar onde se transforma o passado em futuro”.

Um lugar onde “agarramos no passado e o arremessamos para o futuro”, disse, citando o poeta e pintor português Mário Cesariny.

PUBLICIDADE

publicidade

“Temos muitas razões para sermos pessimistas, mas é por isso mesmo que temos a obrigação de sermos otimistas. Sem ingenuidades, sem ilusões”, adiantou o galardoado, numa sessão em que esteve presente o secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes.

Sampaio da Nóvoa realçou que “a escola e a universidade são as instituições mais importantes para o futuro de Portugal”.

O ex-reitor da Universidade de Lisboa proferiu uma conferência subordinada ao tema “A universidade e a liberdade”, vincando que o fazia “através de um diálogo” com o republicano Bernardino Machado e com uma oração de sapiência que proferiu, em 1904, na UC.

Bernardino Machado deu a essa intervenção, na Sala dos Capelos, o título “A universidade e a nação”, mas na verdade “foi sobre a liberdade que ele falou, o que lhe custou, aliás, alguns dissabores”, ainda na vigência da monarquia.

A apresentação do ex-reitor da Universidade de Lisboa coube à professora Maria Luísa Morgado, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da UC.

Na sessão, integrada nas comemorações do Dia da Universidade, intervieram ainda o reitor, João Gabriel Silva, que divulgou a “Estratégia de Globalização da Universidade de Coimbra”, e o presidente do conselho geral da instituição, Rui Vilar.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE