Primeira Página

Salários dos tarefeiros nesta Unidade Local de Saúde “em paragem cardiorrespiratória”

Notícias de Coimbra | 32 minutos atrás em 27-11-2025

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Castelo Branco anunciou aos médicos tarefeiros que não lhes vai pagar este mês a totalidade dos honorários a que têm direito, uma situação que afeta cerca de 50 médicos.

Segundo escreve hoje o Diário de Notícias, esta informação foi comunicada aos médicos prestadores de serviços por e-mail, enviado um dia depois da visita da ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que hoje se reúne com a associação criada para representar os médicos tarefeiros.

O DN escreve que o e-mail “irritou” e “indignou” a classe, a quem a ULS de Castelo Branco disse que a situação deverá ficar parcialmente resolvida em dezembro e normalizada por completo durante o mês de janeiro.

PUBLICIDADE

A associação que representa os médicos tarefeiros vai reunir-se hoje com a ministra da Saúde, um encontro que servirá para discutir a intenção do Governo de baixar o valor pago à hora aos prestadores de serviço e que motivou a insatisfação destes médicos, levando mesmo a equacionar protestos que pudessem parar as urgências.

A média do valor pago na maioria dos hospitais a estes prestadores varia entre os 35 e 39 euros/hora, segundo o jornal, que escreve que a ULS der Castelo Branco é das que paga melhor, tendo contratado arte setembro deste ano 106.079 horas de prestação de serviços médicos, com um gasto total que ronda os cinco milhões de euros.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE