Coimbra

#SaiDaFrente : Coimbra lança manual para crianças circularem a pé e de bicicleta em segurança    

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 18-09-2019

 

PUBLICIDADE

No segundo dia da Semana Europeia da Mobilidade, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, visitou o Centro Escolar do Loreto e falou com os alunos sobre a importância de circularem na via pública em segurança.

As crianças receberam um manual de boas práticas para circularem em segurança na via pública, seja a pé ou de bicicleta, e um bloco de “multas morais”, para ajudarem a “autuar” os automobilistas que estacionam mal os seus veículos. O objetivo da autarquia é reforçar a campanha municipal #SaiDaFrente – O Passeio é para os peões, que se iniciou há um ano, e continuar a promover o papel fiscalizador dos mais novos junto dos familiares, incentivando-os a uma cidadania ativa e ao gosto pela educação rodoviária.

PUBLICIDADE

A campanha #SaiDaFrente – O Passeio é para os peões, que foi lançada há um ano, também no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, entra agora numa segunda fase, com a autarquia a distribuir pelas escolas básicas da rede pública concelhia um manual de boas práticas que devem ser respeitadas para que a circulação de peões e de utilizadores de bicicleta na via pública seja feita em segurança. “O que pretendemos é aumentar a segurança de cada pessoa que circula na via pública, para que não corra perigo”, explicou Manuel Machado, adiantando ainda que “os adultos quando recebem um aviso de uma criança não voltam a cometer o mesmo erro”. “Esta é uma boa solução para que a cidade fique melhor”, afirmou, acrescentando: “vocês são uma boa equipa de reforço”.

O objetivo é continuar a promover a educação rodoviária junto dos mais novos, ensinando-lhes as boas regras de circulação na via pública, para que estes as cumpram e ajudem ainda a fiscalizar o comportamento dos mais velhos, como os pais e outros familiares.

PUBLICIDADE

publicidade

O manual de boas práticas contém vários conselhos importantes para uma utilização adequada do passeio e da estrada pelos peões e condutores de bicicleta. Por exemplo, se andarem a pé devem atravessar “nas passadeiras ou nos semáforos, quando estiverem verdes para os peões e sem correr” e “ao sair do transporte público devem esperar que o veículo se afaste para atravessar”. Já ao circularem de bicicleta devem usar “sempre um capacete bem ajustado e apertado” e verificar o bom estado da mesma, nomeadamente “pneus, travões, selim, luzes, refletores e campainha”. Além disso, o manual tem ainda vários jogos e quebra cabeças alusivos ao tema, como “Descobre as Diferenças” e “Palavras Cruzadas”.

O reforço da iniciativa #SaiDaFrente – O Passeio é para os peões contemplou, ainda, a distribuição de blocos de multa e lápis de carvão, tal como no ano passado, para que as crianças voltem a ser pequenos polícias e autuem com multas morais os automobilistas que cometam infrações. Os blocos de multas contêm quatro infrações possíveis de serem assinaladas: estacionamento no passeio, na passadeira, em lugar reservado a deficiente ou em via ou paragem BUS. É ainda possível assinalar outras, no quadrado reservado para o efeito, se os pequenos agentes virem mais alguma irregularidade a ser cometida pelos automobilistas.

“Este é um livro com regras e boas práticas para circular na via pública, que pode ser lido com os professores. E este é para vocês pregarem umas partidas também. É um bloco de multas, que vocês podem pôr nos carros que encontrem mal-estacionados, os que estão em cima do passeio, nos lugares dos deficientes ou na faixa dos autocarros”, adiantou Manuel Machado, concluindo: “Podem autuar os pais, os familiares e até o presidente da Câmara!”, se for o caso.

O programa municipal da Semana Europeia da Mobilidade 2019 inclui ainda um leque de atividades que visam consciencializar a sociedade civil para as questões da mobilidade sustentável e decorre até ao domingo, dia 22 de setembro. O programa pode ser consultado em www.coimbra.pt.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE