O novo título de transporte intermodal da Região de Coimbra entra em vigor no dia 1 de janeiro de 2026.
O Move-C é um projeto da AGIT – Agência para a Gestão do Sistema Intermodal da Região de Coimbra. Na prática, trata-se de criar um único cartão que dará acesso a múltiplos operadores de transportes (nesta primeira fase, SMTUC e Metro Mondego) no território da Região de Coimbra.
Quando entra em vigor o Move-C?
O Move-C entra em funcionamento no dia 1 de janeiro de 2026.
Que operadores permitem a utilização do cartão Move-C?
A partir de 1 de janeiro de 2026, este cartão pode ser utilizado na rede SMTUC e no Metro Mondego.
E as restantes operadoras?
No caso da SIT Metropolitano e CP, a AGIT espera que a sua integração no novo sistema ainda ocorra durante o ano de 2026.
Qual o tarifário mensal do sistema intermodal?
O passe mensal para viagens integralmente realizadas dentro de um dos 3 concelhos integrados nesta primeira fase da intermodalidade (passe municipal em Coimbra, Miranda do Corvo ou Lousã) tem um custo de 30 euros. Tem ainda o passe Intermunicipal, válido para viagens que percorrem dois concelhos contíguos que custa 35 euros e o passe regional que lhe permite viajar nos 3 concelhos contemplados no valor de 40 euros. Estes valores permitem viagens ilimitadas durante o mês que é carregado.
O Move-C tem bilhetes pré-comprados?
Sim, e podem ser adquiridos vários numa só compra. O bilhete Municipal (válido para viagens dentro de um concelho) tem o preço de 1 euro. O bilhete Intermunicipal (válido para viagens dentro de 2 concelhos) custa 2 euros, enquanto o bilhete Regional (dentro de 3 concelhos) tem o valor unitário de 3 euros. Sublinhe-se que cada bilhete pré-comprado permite realizar um conjunto ilimitado de viagens num ou mais operadores, dentro do intervalo de tempo pré-definido, designadamente, de 90 minutos para o bilhete Municipal, de 120 minutos para o bilhete Intermunicipal e de 150 minutos para o bilhete Regional.
Que outros tarifários existem no Move-C?
Podem ser adquiridos bilhetes de 1 dia, 3 dias e 7 dias. No primeiro caso, o preço é 5 euros (Municipal), 7,50 euros (Intermunicipal) e 15 euros (Regional). Quanto aos 3 dias, os valores são: 10 euros (Municipal), 15 euros (Intermunicipal) e 20 euros (Regional). Relativamente ao bilhete de 7 dias, o custo por utilizador é de 15 euros (Municipal), 22,50 euros (Intermunicipal) e 30 euros (Regional). Acrescente-se que estes títulos, são válidos para o número de zonas adquiridas, por um período de 24 horas (1 dia), 72 horas (3 dias), 168 horas (7 dias) contadas a partir do momento da primeira validação do título, independentemente do número de viagens efetuadas ou dos operadores utilizados.
O Move-C não tem descontos aplicáveis aos passes mensais?
Neste momento, os únicos descontos disponíveis são aqueles que dizem respeito ao Passe Circula PT, Passe Antigos Combatentes e Passe Gratuito Jovem. O Passe Circula PT é um título de âmbito nacional destinado a pessoas com baixos rendimentos ou incapacidade igual ou superior a 60%. Neste caso, os preços para o Escalão A são os seguintes: 15 euros (Municipal); 17,50 euros (Intermunicipal) e 20 euros (Regional). No caso do Escalão B, os custos mensais são: 22,50 euros (Municipal), 26,50 euros (Intermunicipal) e 30 euros (Regional). Os Passes Antigos Combatentes e Gratuito Jovem não têm qualquer custo para os seus detentores.
Sou utilizador dos Serviços Alternativos do Ramal da Lousã (Metro Mondego). O que faço agora?
Os portadores de cartões dos serviços alternativos têm obrigatoriamente de se dirigir a uma loja da Metro Mondego em Miranda do Corvo e Lousã ou a uma loja SMTUC em Coimbra para fazer a troca para o novo cartão. A sua emissão é gratuita, desde que apresente o cartão antigo válido. Se for um novo utilizador, a emissão do cartão Move-C tem um custo de 6 euros. Em ambos os casos, deverá ter na sua posse o Cartão de Cidadão para facilitar o registo no novo sistema. Esta situação ocorre apenas no primeiro carregamento.
Tenho o passe dos SMTUC. O que devo fazer?
Os detentores dos passes dos SMTUC apenas têm de se dirigir a uma loja dos SMTUC a partir de 24 de dezembro de 2025 e pedir para carregar o passe para o mês de janeiro no sistema intermodal. Ou seja, pelo valor atual do passe dos SMTUC e com o mesmo cartão pode utilizar a rede dos SMTUC e da Metro Mondego no concelho de Coimbra. Esta necessidade de recorrer a uma loja dos SMTUC apenas ocorre na primeira vez que é solicitado este carregamento para passe intermodal.
Onde poderei carregar o cartão Move-C?
O primeiro carregamento terá de ser feito sempre numa loja SMTUC ou nas lojas da Metro Mondego de Miranda do Corvo ou da Lousã. Depois, já o poderá fazer nos meios habituais e disponíveis, designadamente diretamente na página oficial dos SMTUC, nas máquinas de carregamento automático existentes nas paragens do Metro Mondego ou dos SMTUC existentes no Polo I e Coimbra-B ou nas lojas SMTUC ou Metro Mondego. Futuramente, está previsto avançar para novas modalidades de pagamento, designadamente por cartões bancários.
Tenho um passe mensal de estudante dos SMTUC já carregado gratuitamente. O que tenho de fazer?
Em primeiro lugar, não necessita de trocar o atual passe dos SMTUC pelo novo Move-C. A partir de 24 de dezembro, tem obrigatoriamente de ir a uma loja SMTUC e solicitar a intermodalidade do seu passe para, dessa forma, poder utilizar a rede do Metro Mondego no concelho de Coimbra. Atenção: este passe é apenas válido para a rede SMTUC e Metro Mondego no município de Coimbra. Caso queiram ir para Miranda do Corvo ou Lousã, as opções passam por adquirir bilhetes pré-comprados ou bilhetes Intermunicipal e Regional de 1, 3 e 7 dias.
Tenho um Passe Social dos SMTUC. Posso usar na rede da Metro Mondego?
Pode e não pode. Vamos por partes. Pode, se tiver o passe anual de Antigo Combatente ou Gratuito Jovem. Nestes casos, tem sempre de se dirigir a uma Loja SMTUC para solicitar a intermodalidade do seu passe que apenas poderá utilizar dentro do concelho de Coimbra nos SMTUC e na Metro Mondego.
Não podem os detentores de Passe Apoio Social + (anual), Funcionário Municipal (anual) e Aposentado Municipal (mensal). Nestes casos, e segundo foi afirmado na conferência de imprensa realizada quinta-feira no Salão Nobre da câmara pela presidente Ana Abrunhosa, “todos os passes subsidiados continuam a ser apenas subsidiados nos SMTUC”. “Se a pessoa quiser usar o Metro Mondego, terá de pagar a totalidade do passe mensal”, frisou.
O Move-C permite usar os parques Ecovia?
Sim, se tirar o passe mensal Municipal de 30 euros tem todos os benefícios que já tinha na rede SMTUC, ou seja, é válido para toda a rede dos SMTUC e do Metro Mondego com direito a estacionamento gratuito nos parques de estacionamento afetos ao sistema Ecovia.
Os detentores do Passe Rede Geral Entidade dos SMTUC podem andar nos autocarros da Metro Mondego?
Não. O valor do passe Rede Geral Entidade tem um custo mensal de 25 euros. Caso pretenda usar a rede da Metro Mondego e dos SMTUC e utilizar os parques da Ecovia, terá de mudar para o novo Passe Mensal Move-C no valor de 30 euros.
Veja o Direto NDC com as respostas dos responsáveis às perguntas dos jornalistas
PUBLICIDADE
