Coimbra

Saiba tudo sobre o festival de cerveja artesanal Brew!Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 10-06-2022

Se gosta de cerveja artesanal vai querer ler isto, mas se não é apreciador também! A margem esquerda do Mondego, em Coimbra, vai receber, de 9 a 11 de setembro, o festival Brew!, de entrada livre, com música, atividades para crianças, conferências e outras iniciativas para toda a família, além, claro, de cervejas artesanais de todo o mundo. 

PUBLICIDADE

O Brew! vai para a segunda edição, depois de um interregno de dois anos por causa da pandemia, e é, sem dúvida, um evento dedicado à cerveja artesanal que tem ambições de se tornar internacional. São 150 referências de 25 expositores de marcas nacionais e internacionais que vão “invadir” a margem esquerda do Mondego.

A iniciativa é de entrada gratuita. Quem quiser provar as cervejas tem de adquirir um copo de vidro, por três euros. Pode experimentar todas as cervejas que quiser que são vendidas pelos diversos cervejeiros por valores entre os dois e os quatro euros.

PUBLICIDADE

“Puxará milhares de entusiastas de cervejas, mas já em 2019 constatámos que mesmo na fila da frente do palco, para as bandas, temos crianças, há cães a passear, haverá sumos, sidras…”, descreve João Claro, da organização, falando de um ambiente de “convívio” .

Em 2019, a estimativa é que tenham estado oito mil pessoas no Brew!, este ano a organização, que conta com o apoio da Universidade de Coimbra, Águas de Coimbra, Turismo Centro de Portugal, Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, entre outras entidades, espera receber 12 mil. 

PUBLICIDADE

publicidade

“É um ambiente seguro, confortável, relaxante, fácil de estar cá”, garante André Claro, lançando o convite. Na apresentação do certame, que decorreu esta quinta-feira, esteve presente José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra que destacou o relevo e a dimensão do festival. Marcaram ainda presença o vice-presidente Francisco Veiga e o vice-reitor Alfredo Dias, além de Paulo Trincão, diretor do Exploratório. 

A animação vai-se passar maioritariamente ao ar livre no espaço do Centro de Ciência Viva. “O Exploratório vê este festival como um processo educativo. O consumo de cerveja, desde que seja devidamente moderado, é um procedimento normal e sentimos que é importante que Coimbra tenha outra relação com a cerveja que não seja tão excessiva e exagerada”, afirmou Paulo Trincão.

Nesse sentido, e porque cerveja, ciência e educação são “perfeitamente compatíveis” durante o evento serão dinamizadas atividades para as famílias, jogos populares, conferências, muita música e algumas surpresas. Há também street food e petiscos para completar o menu. 

O festival arranca a 9 de setembro, das 17:00 à 01:00, mas no dia anterior, segundo revelou ao Notícias de Coimbra João Claro, haverá um concurso internacional de cerveja artesanal na Praça do Comércio, cujos vencedores serão apresentados no Brew!. No sábado, dia 10, as portas abrem das 13:00 à 01:00 e, no último dia do evento, dia 11, reabre às 13:00 e fecha às 22:00.

O Brew! promete fazer borbulhar a cidade e dar a beber o património cervejeiro de Coimbra, da região e do mundo.

Veja a entrevista com João Claro:

Veja o direto NDC com Paulo Trincão:

Veja o direto com a apresentação do festival:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE