Saúde

Saiba se tem a vista cansada através destes sintomas

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 16-04-2023

A CUF alerta para o facto de que se precisa de esticar o braço para ler o jornal ou o telemóvel, provavelmente tem presbiopia ou vista cansada, como é conhecida.

PUBLICIDADE

A expressão é utilizada para descrever a dificuldade de visão para perto e a sua denominação médica é presbiopia. Esta patologia surge normalmente entre os 40 e os 45 anos, resultando de um processo fisiológico natural do envelhecimento. Tão natural como começar a ter rugas ou cabelos brancos. Ou seja, não há forma de prevenir, mas é possível corrigi-la, por exemplo, com o uso de óculos.

O principal sintoma é começar a ver mal ao perto. As imagens mais próximas parecem desfocadas, pouco nítidas. Esta dificuldade de visão tende a agravar-se ao final do dia, associando-se muitas vezes a fadiga ocular e a dores de cabeça, explica a CUF.

PUBLICIDADE

“A chave da vista cansada é o cristalino, uma espécie de lente natural do olho. Com o passar dos anos, este também envelhece, ficando com menos elasticidade e flexibilidade e perdendo o poder de acomodação que tinha (isto é, a capacidade de focagem). Isto faz com que a imagem não se forme na retina, como seria normal, mas sim atrás dela. O resultado é uma dificuldade cada vez maior em focar o que está mais próximo”, refere.

A idade é fundamental para perceber o problema de visão em causa. No caso de crianças ou pessoas com menos de 40 anos, as dificuldades na visão a curta distância terão outra explicação.

PUBLICIDADE

publicidade

Se uma criança ou adulto não conseguem ler bem um livro a poucos centímetros de distância, poderá ser devido à existência de hipermetropia ou de astigmatismo, por exemplo. Estes casos também podem e devem ser corrigidos com lentes próprias, sobretudo na infância para evitar a ambliopia ou “olho preguiçoso”.

Ter a vista cansada pode ser compensada com óculos de leitura, com óculos específicos ou com lentes de contacto multifocais. Outra opção possível é a cirurgia, designadamente a cirurgia para implante de lentes multifocais. Para saber os prós e os contras de cada opção, consulte o seu médico oftalmologista.

Mas saiba que a presbiopia é “universal e inevitável, é processo natural e não uma doença, afeta quem já usa óculos e quem nunca usou e não tem a ver com o hábito de ler muito”, menciona.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE