Região

Saiba quem foram os vencedores dos prémios da Turismo Centro de Portugal (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 08-06-2022

Os prémios anuais da Turismo Centro de Portugal foram entregues, na noite desta terça-feira, no decorrer do jantar da 8ª edição do  Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que se realiza até até quinta-feira, em Tomar.

PUBLICIDADE

Com sete edições já realizadas, o Prémio José Manuel Alves/Concurso de Empreendedorismo Turístico é o prémio de empreendedorismo turístico mais antigo do país, tendo recebido um total de 342 candidaturas, distinguido 56 projetos e premiado 20.

O concurso tem como missão distinguir e apoiar projetos inovadores no setor do turismo com implementação na região Centro de Portugal. Ao vencedor é atribuído o Prémio José Manuel Alves, em homenagem ao percurso do ex-presidente da Região de Turismo do Centro.

PUBLICIDADE

publicidade

Este ano, o júri final, composto por Guilherme Fonseca (Portugal Ventures), Miguel Mendes (Turismo de Portugal) e Adriana Costa (UA Incubator), distinguiu os seguintes projetos:

O primeiro lugar foi para o projeto Taste Food Experience, uma aplicação gastronómica, desenvolvida pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG), que pretende contribuir para a estruturação e divulgação do turismo gastronómico no território das Beiras e Serra da Estrela.

PUBLICIDADE

O 2º classificado foi Pateira Glamping & Eco-resort, um projeto de alojamento focado na sustentabilidade e na consciencialização ecológica, idealizado para a Pateira de Espinhel, em Águeda, que engloba oito domes geodésicos de madeira e cortiça (corkdomes), uma piscina biológica e outros atrativos e atividades orientados para o wellness & spa.

Já o terceiro classificado foi o Fake Museum – A Real Museum about Fake Things, um projeto idealizado para Coimbra, que ambiciona ser um museu agregador de conhecimento e de identificação do que é falso. Um museu atrativo, dinâmico e atual, que não se limita à contextualização histórica, mas a uma abordagem circunstanciada e dinâmica das diversas vertentes do que é falso.

O Concurso de Teses Académicas, de mestrado e de doutoramento promovido pela Turismo Centro de Portugal tem como objetivo valorizar o conhecimento gerado no seio da comunidade científica sobre a atividade turística e de o aproximar das empresas do setor do Turismo e de todos os interessados em desenvolver projetos de empreendedorismo turístico.

Este ano, a sexta edição do concurso recebeu 25 candidaturas nas suas duas vertentes. O júri final, composto por Cristina Barroco (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu), Dulcineia Moura (Territórios do Côa) e José Coutinho (Leader Oeste), distinguiu as seguintes teses:

A tese vencedora na categoria de Mestrado foi: “Estratégia Territorial, proposta de uma Rede de Aldeias turísticas sustentáveis no concelho de Santa Comba Dão”, de Rui Guilherme de Oliveira Ferraz. E a tese vencedora na categoria de Doutoramento pertence a Ana Raquel Fernandes Pires Lopes e tem como tema: “Árvores Monumentais de Portugal: da compreensão pública a uma literacia científica”.

No decorrer do jantar, que contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, a Turismo Centro de Portugal homenageou cinco instituições ou personalidades  que se destacaram na região: Restaurante Manjar do Marquês , Natura Glamping, Grupo Hoti Hotéis, Licor Beirão e António Quaresma.

Veja os diretos NDC:

 


 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE