Política

Saiba quando e onde vai decorrer o próximo congresso do PS

Notícias de Coimbra com Lusa | 5 meses atrás em 29-11-2023

O próximo congresso nacional do PS, entre 05 e 07 de janeiro, vai realizar-se na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, disse hoje à agência Lusa fonte da comissão organizadora do congresso (COC).

PUBLICIDADE

Esta é a segunda vez que os socialistas escolhem a FIL para palco do seu congresso nacional, tendo primeira vez acontecido em dezembro de 2014.

Esse congresso de dezembro de 2014 consagrou a liderança de António Costa no PS, após ter derrotado em setembro desse ano, em eleições primárias abertas aos cidadãos em geral, o anterior secretário-geral, António José Seguro.

PUBLICIDADE

Neste momento, estão no terreno três candidatos a secretário-geral do PS: o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, o atual deputado e ex-ministro Pedro Nuno Santos e o dirigente socialista Daniel Adrião.

As eleições diretas internas para o cargo de secretário-geral do PS estão marcadas para 15 e 16 de dezembro, mas os três candidatos terão de entregar até quinta-feira uma moção de estratégia, acompanhada de número mínimo de 200 proponentes da sua candidatura.

PUBLICIDADE

publicidade

Em simultâneo com as diretas de 15 e 16 de dezembro, os militantes socialistas vão eleger cerca de 1.600 delegados ao congresso com direito a voto, aos quais se vão juntar 1.100 com direito de inerência.

Em termos de ordem de trabalhos, os congressos do PS costumam abrir na sexta-feira à noite com um discurso de balanço do mandato por parte do secretário-geral cessante.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE