A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra criou três novas consultas no Serviço de Reumatologia: vasculites, espondiloartrites e miosites.
De acordo com a unidade de saúde conimbricense, as vasculites consistem na inflamação de vasos sanguíneos, sejam pequenos capilares, veias ou artérias, de um ou mais órgãos, em qualquer zona do corpo, incluindo pele, rins, pulmões, coração e cérebro, afetando o funcionamento desses órgãos por isquémia.
PUBLICIDADE
O diagnóstico é feito com base na história do doente e em exames, nomeadamente análises ao sangue e à urina e, se necessário, ecografias, radiografias e biópsias, entre outros. São doenças que podem ser fatais e exigem tratamento e seguimento especializado.
As espondiloartrites são doenças inflamatórias crónicas que afetam principalmente a coluna vertebral e as articulações sacroilíacas, mas podem envolver outras articulações e estruturas do corpo. Caracterizam-se por dor lombar inflamatória, rigidez matinal e, em alguns casos, inflamação e dor em articulações, como os joelhos, os tornozelos, ombros e ancas.
O diagnóstico envolve avaliação clínica e exames de natureza diversa. Na ausência de tratamento eficaz estas condições podem induzir perda de mobilidade, deformação e incapacidade física. Estas consequências podem ser evitadas com tratamento adequado.
As miosites consistem na inflamação dos músculos e podem manifestar-se por dor, fraqueza e dificuldade de movimentos. Existem diferentes tipos de miosite autoimune, incluindo poliomiosite, dermatomiosite e miosite de corpos de inclusão, além de condições similares causadas por infeções, distúrbios metabólicos, uso de medicamentos ou esforço muscular excessivo.
O diagnóstico envolve exames clínicos, exames de sangue (para verificar enzimas musculares e marcadores inflamatórios), ressonância magnética, eletromiografia e, em alguns casos, biópsia muscular. O tratamento varia dependendo do tipo e da causa da miosite, mas pode incluir medicamentos imunossupressores, fisioterapia e terapia ocupacional.
“A ULS de Coimbra dá mais um passo significativo na melhoria da prestação de cuidados de saúde especializados, com a criação destas três novas consultas no Serviço de Reumatologia”, destaca Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra
O responsável acrescentou que “esta iniciativa visa a melhoria continua da resposta assistencial e da investigação em patologias reumáticas inflamatórias complexas, frequentes e com impacto significativo na qualidade de vida. É mais um passo na prossecução da nossa missão: prestar cuidados de saúde integrados, de elevada qualidade e centrados nas pessoas, integrando oito unidades hospitalares e
vinte seis centros de saúde”.
Para José António Pereira da Silva, Diretor do Serviço de Reumatologia da ULS de Coimbra, “a criação destas consultas demonstra o empenho da ULS de Coimbra em continuar a construir um modelo assistencial assente na integração de cuidados, na valorização do conhecimento especializado e na humanização da resposta em saúde”.
PUBLICIDADE