Vamos

Saiba mais sobre a “Arquitetura Século XX – Património Mundial” de Coimbra numa visita gratuita

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 27-08-2022

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra integra na sua oferta turística para o mês de agosto três visitas guiadas.

PUBLICIDADE

No dia 30 de agosto, às 15:00, acontece a visita “Arquitetura Século XX – Património Mundial”.

Tem como objetivo visitar os edifícios universitários construídos durante o período do Estado Novo, apresentando um plano de modernidade só comparável com a época Pombalina. A construção de uma nova cidade universitária, que levou ao desaparecimento de inúmeros edifícios na alta de Coimbra, segue a ideologia de concentração e de persecução de modelos edificados noutras cidades da Europa de regimes totalitaristas muito em voga nas primeiras décadas do século XX.

PUBLICIDADE

publicidade

A monumentalidade dos edifícios, a sua arquitetura, os baixos-relevos, os frescos decorativos, a azulejaria, as esculturas, contribuem para que este local seja considerado de valor excecional reconhecido e classificado como Património Mundial pela UNESCO. Pretende-se, com esta visita, colocar em evidência a dimensão das obras edificadas, divulgando os seus aspetos arquitetónicos, ideológicos e a glorificação dos feitos portugueses nas diferentes áreas do saber.

O local de encontro será no Largo da Porta Férrea.

PUBLICIDADE

As visitas temáticas são dirigidas ao público em geral, acolhendo um mínimo de seis e um máximo de 25 participantes. A participação nas visitas é gratuita, mas requer inscrição prévia através do telefone 239702630, por email (roteirosdecoimbra@cm-coimbra.pt), ou, presencialmente, na Casa Municipal da Cultura, na rua Pedro Monteiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE