Vamos

Saiba como era Coimbra em 1537. Ano em que a Universidade de Lisboa vem para a cidade dos estudantes

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 19-01-2023
Neste seu último livro  “Coimbra – o ressurgimento da cidade em 1537”, Jorge de Alarcão fala-nos sobre o anos de 1537 em Coimbra, numa altura em que o Rei D. João III transfere a Universidade de Lisboa para Coimbra. Um tempo em que a cidade se transformou.
O aparecimento da Universidade provocou, em Coimbra, profundas transformações urbanísticas, demográficas, sociais, económicas e culturais. Abre a Rua da Sofia, começam a construir-se honradas casas do lado ocidental, e do lado oriental edificaram-se logo em 1540 vários colégios universitários. Na Alta, as obras do Colégio de Jesus tiveram início em 1547, as do Colégio de S. Jerónimo em 1565, as do Colégio das Artes em 1568…
É sobre estes temas que nos irá falar o Professor Jorge de Alarcão no próximo sábado, dia 21 de Janeiro, às 15:30 horas, na Livraria Lápis de Memórias, situada na Rua Mouzinho de Albuquerque.
Jorge de Alarcão, professor, historiador, arqueólogo é um dos maiores investigadores sobre temas ligados à História, como a Arqueologia Clássica, a História Antiga, a Pré-História e a Proto-História.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE