Região

Sabores de Sicó têm nova casa em Pombal

Notícias de Coimbra | 13 horas atrás em 31-07-2025

O presidente da direção da Terras de Sicó – Associação de Desenvolvimento, João Paulo Guerreiro, e o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, inauguram nesta segunda-feira, dia 28 de julho, a loja “Mercados de Sicó”, localizado no Mercado Municipal de Pombal.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Um espaço que pretende divulgar e comercializar os produtos “qualidade Sicó”, valorizando o território e os pequenos produtores locais, que têm um papel essencial na preservação da identidade e dos sabores autênticos do território Sicó.

PUBLICIDADE

A loja, que será gerida pela Associação dos Artesãos de Pombal (ADAP), no âmbito de um protocolo de cooperação também assinado hoje, disponibilizará uma vasta seleção de produtos endógenos e artesanais, como mel, azeite, vinhos, queijos e enchidos, entre outros. Produtos que diferencia a sub-região Sicó, constituída pelos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure.

O projeto foi um investimento apoiado pelo GAL Terras de Sicó à Operação – Cadeias Curtas e Mercados Locais – do PDR2020, com um investimento total para a renovação do mercado e loja de produtos Sicó de 99 722,88€ a que corresponde um apoio de 49 361,46€.

A operação teve como objetivo a beneficiação do Mercado Municipal dos Agricultores de Pombal e criação de espaço de promoção de produtos Sicó.

O espaço da rede Mercados de Sicó, conta agora com sinalética com a imagem identitária dos “Mercados de Sicó”, respeitando o branding e identidade visual estabelecida pela Terras de Sicó para a rede de Mercados, contribuindo assim para o reforço da marca e o reconhecimento do território e dos seus produtos, incluindo também a aquisição de equipamentos para estruturar um espaço de promoção/comercialização da fileira agro “qualidade Sicó”.

Com este novo projeto, a Terras de Sicó completa a sua cadeia curta “Mercados de Sicó” com presença nos seis Municípios, permitindo o contributo para o escoamento da produção local, a preservação dos produtos e especialidades locais, a diminuição do desperdício alimentar e melhoria da dieta alimentar e o fomento da confiança entre os produtores e consumidor final.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE