Restaurantes

Sabores de Outono em 21 restaurantes da Lousã

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 16-10-2023

Os Sabores de Outono voltam à mesa dos 21 restaurantes aderentes, de 20 de outubro a 1 de novembro e prometem fazer as delícias dos milhares de visitantes que são esperados.

PUBLICIDADE

O Festival Gastronómico Sabores de Outono – uma organização da Câmara Municipal da Lousã que conta com a parceria da Associação Empresarial Serra da Lousã – consolidou-se como um dos eventos gastronómicos com mais relevo na região e que prima pela utilização de produtos endógenos como a cabra, o cabrito, o coelho, o javali, a castanha, a abóbora, os cogumelos e tantos outos, aproveitando o saber fazer tradicional a que se junta uma pitada de inovação e de novas abordagens gastronómicas, conjugadas com a utilização já habitual de produtos premium, como são o Mel DOP Serra da Lousã e o Licor Beirão.

Este ano, e durante os 13 dias do Festival que englobam um fim de semana prolongado, os Lousanenses e os visitantes do Festival contarão com um programa de animação e eventos paralelo ao Festival e que oferecerá, pelo menos, “Um evento por dia…” em todos os dias, com excepção do dia 1 de novembro. Apresentações de livros, caminhadas, visitas guiadas, ateliers de marionetas, sessões culturais para os mais pequenos, “Bolinhos e Bolinhós” e outras atividades prometem preencher o calendário. Um dos momentos de destaque será a visita guiada à Exposição “Retratos Contados”, de Ruy de Carvalho e que contará com a participação do renomado ator.

PUBLICIDADE

Além do programa de animação e atividades, a Câmara Municipal voltou a desafiar os agentes locais a criar ofertas promocionais para os participantes no Festival que incluem descontos em estadias, ofertas de produtos, passeios guiados e outras atividades.

Estas promoções juntam-se a uma iniciativa já tradicional da Autarquia que possibilita que os participantes do Festival, através do preenchimento de um inquérito, fiquem habilitados a 3 prémios a sortear no final do Festival e que incluem dormidas, refeições e cabazes de produtos locais.

PUBLICIDADE

publicidade

Para Luís Antunes, Presidente da Câmara Municipal, “a gastronomia na Lousã é um forte motivo de atração de visitantes, graças à qualidade da nossa oferta gastronómica e que se nota durante todo o ano, mas com especial destaque durante este tipo de eventos”. Luís Antunes concluiu “tal como já aconteceu com o Festival Gastronómico da Chanfana e com os Fins de Semana Gastronómicos do Cabrito, contamos com uma elevada adesão, para a qual também contribuirá, certamente, o programa de animação que preparámos para cada um dos dias do evento”.

Lista dos 21 restaurantes participantes inclui a Cervejaria Universal, Churrasqueira Borges,Churrascaria GalinhAmiga, Churrasqueira Manuel da Póvoa, Manjar da Villa, Maria das Tapas , O Bairro – Restobar, Restaurante À Terra – Octant Hotel,Restaurante Adega da Villa, Restaurante Alto do Padrão, Restaurante Casa Bacalhau, Restaurante Casa Velha,Restaurante Mimosa da Beira, Restaurante O Burgo da Lousã, Restaurante Sabores da Aldeia, Restaurante Ti’ Lena, Restaurante /Taberna do Talasnal, Restaurante Tradição.Com,  Restaurante Villa Lausana,Taberna Burguesa e Verdini Coffe & Healthy Food.

Programa de Animação e Atividades

21 de outubro 

  • 11h – Teatro de Caixa, pela Companhia Realejo | Mercado Municipal
  • 15H30 – Apresentação da obra “Magnitude humana” | de Patrícia Maurício | Biblioteca Municipal Comendador Montenegro
  • 21h30 – “Circo Poeira”, de Caio Stolai | MOMO – Museu do Circo

22 de outubro

  • 11h – Atelier Sabores de Outono, para crianças | Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE