Cidade

Jantar dedicado a Fernando Pessoa com direito a palestra e bagaço

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 21-06-2016

 

PUBLICIDADE

A próxima edição de “Sabores da Escrita” é dedicada a Fernando Pessoa. “Sabores da Escrita” é um ciclo de eventos mensais organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, na Casa da Escrita, que compreendem uma conferência e um jantar temático.

Fernando-Pessoa

PUBLICIDADE

No intuito de ligar esta figura maior da literatura moderna à gastronomia tradicional portuguesa, a casa outrora habitada pela família do poeta e ensaísta João José Cochofel acolhe, desta vez, a conferência intitulada “Fernando Pessoa, em flagrante delitro, a gastronomia fora do espaço e do tempo”, que será proferida por António Apolinário Lourenço (professor de literatura na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra). O encontro acontece no próximo dia 24 de junho (sexta-feira), a partir das 20h00.

À conferência (de entrada gratuita) sucede um jantar temático, às 20h30, na sala de jantar da Casa, confecionado e servido pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), sob coordenação do chef Luís Lavrador.

PUBLICIDADE

publicidade

Da ementa consta, como antipasto, pão, torradas, manteiga; queijo de Azeitão/Alverca, ovos mexidos/estrelados, “bife à Jansen”, dobrada à moda do Porto e vinho branco; o pasto é composto por caldo verde, costeleta de porco em cebolada acompanhada com batata assada e brócolos e vinho tinto; como sobrepasto, propõe-se mousse de chocolate, bombons, queijadas, ginjinha, café d’A Brasileira (ou chá) e aguardente/bagaço.

Os interessados em aderir ao jantar, limitado a 50 lugares, deverão proceder a uma reserva, presencialmente, na Casa Municipal da Cultura, à Rua Pedro Monteiro (informações através do telefone 239 702 630), com custo no valor de 15€/pessoa e de 7,50€ para crianças dos 6 aos 12 anos; é de acesso gratuito a crianças até aos 5 anos de idade. O pagamento deverá ser feito no ato da inscrição.

A par com o jantar haverá uma intervenção teatral, pela Cooperativa Bonifrates, intitulada “Pessoa à la carte”, distribuída por diversos momentos ao longo da refeição e tomando como base textos de Fernando Pessoa, escritos em nome próprio ou sob alguns dos seus heterónimos.

Esta iniciativa mensal conta, ainda, com a colaboração do Projeto DIAITA – Património Alimentar da Lusofonia, e do Doutoramento em Patrimónios Alimentares: Culturas e Identidades, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

António Apolinário Lourenço é professor de literatura na Universidade de Coimbra, onde coordena a secção de Estudos Espanhóis e integra a Comissão Executiva do Centro de Literatura Portuguesa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE