O nosso país tem diversas pontes bonitas, mas uma destaca-se pela sua extensão. A Ponte Vasco da Gama é a ponte mais longa da Europa.
Ao longo da história de Portugal, foram construídos muitos monumentos relevantes. As pontes são construções particularmente úteis, permitindo a passagem de um ponto para o outro, facilitando a vida de muita gente.
PUBLICIDADE
Ao longo do tempo, muitas pontes foram construídas no território nacional. Esses investimentos avultados foram bem acolhidos pela população local que agradeceu a oportunidade para fazer percursos mais simples, mais rápidos, mais económicos.
O nosso país tem diversas pontes bonitas, mas uma destaca-se pela sua extensão. A Ponte Vasco da Gama é a ponte mais longa da Europa.
Esta ponte portuguesa permitiu ligar as duas margens do rio Tejo em Lisboa. As obras de construção da ponte Vasco da Gama estenderam-se no tempo e foram necessários vários meses para concluir o projeto traçado.
Esta ponte emblemática do nosso país foi inaugurada no ano de um evento fundamental para o nosso desenvolvimento nas últimas décadas: a Exposição Mundial de 1998, conhecida como Expo 98.
A Ponte Vasco da Gama tem o nome que apresenta por homenagem ao navegador português que teve um papel importante na Era dos Descobrimentos. Tratou-se do homem que descobriu o caminho marítimo para a Índia.
A Ponte Vasco da Gama foi inaugurada num ano em que Portugal celebrava os 500 anos da chegada do navegador Vasco da Gama à Índia, momento histórico vivido em 1498. Curiosamente, uma semana antes da inauguração desta ponte, aconteceu um momento que ficou para a história. Foi batido um recorde do Guinness na Ponte Vasco da Gama.
Nesse dia, juntaram-se cerca de 15 mil pessoas numa mesa que foi colocada ao longo da ponte, a qual tinha 5 km de extensão. Esse momento ficou recordado por se ter servido uma grande quantidade de feijoada a todos os participantes desse evento.
A ponte Vasco da Gama apresenta uma extensão significativa. Tem 17 km de comprimento, destacando-se 12.345 km por se encontrarem sobre as águas do Tejo. Esta ponte portuguesa tem tido um papel importante por permitir uma ligação entre o norte e o sul de Portugal.
A construção era vista como uma necessidade. A Ponte Vasco da Gama serviu de alternativa à Ponte 25 de Abril, que até à data era a única via para cruzar o território nacional, do norte ao sul.
Esta ponte demorou 37 meses a ser construída. A obra da construção da Ponte Vasco da Gama começou em fevereiro de 1995 e só ficou concluída em março de 1998. Para realizar a construção da ponte Vasco da Gama, foram necessários 3300 trabalhadores.
A ponte foi construída com um sistema fortalecido que permite que consiga suportar fortes rajadas de vento, superiores a 250km/h. Além disso, a Ponte Vasco da Gama foi concebida para resistir até a um sismo 4,5 vezes mais forte do que o terramoto de Lisboa de 1755 que, como se sabe, teve um efeito devastador na capital portuguesa.
Esta ponte tornou-se na ponte mais longa da Europa no momento em que foi construída, sendo uma das mais extensas do mundo. A Ponte Vasco da Gama é também uma das construções mais altas de Portugal. São mais de 62 mil os veículos que cruzam esta ponte diariamente.
No momento em que esta ponte portuguesa foi construída, tornou-se logo na ponte europeia mais extensa. A Ponte Vasco da Gama reinou durante vários anos como a ponte mais longa da Europa.
O seu “reinado” teve duas décadas pois, em maio de 2018, foi inaugurada a ponte da Crimeia. Vladimir Putin mandou construir esta ponte, após ter anexado a península da Crimeia, em 2014. Esta ponte superou a portuguesa, pois apresentava 18,1 quilómetros de comprimento. Devido a esta extensão, a ponte mais longa da Europa deixou de ser portuguesa.
A Ponte Vasco da Gama passou a ser novamente a ponte mais longa da Europa, após ter sido provocada uma explosão na ponte da Crimeia, em 2022. Esta ponte, que liga a península da Crimeia à Rússia, também é conhecida como ponte de Kerch. Apesar da ponte ter mantido um dos lados intacto, essa explosão causou estragos e levou à interrupção da circulação.
Foi devido a esse acontecimento que Portugal voltou a ter a ponte mais longa da Europa. Ora, devido à guerra que coloca em oposição a Rússia e a Ucrânia, a ponte da Crimeia permanece como um alvo estratégico.
Pode ser reparada e voltar a ser destruída, porque desempenha um papel importante na região. Após a guerra, certamente que a ponte da Crimeia voltará a assumir o trono como ponte mais longa da Europa.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
