Restaurantes

Sabia que os cafés e restaurantes podem cobrar por gelo e limão nas bebidas?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 10 meses atrás em 01-09-2023

Sabia que os cafés e restaurantes podem cobrar por gelo e limão nas bebidas, bem como pelo aquecimento de alimentos adquiridos fora ou até dentro do estabelecimento e até mesmo pela partilha de sobremesas? 

PUBLICIDADE

De acordo com Soraia Leite, da Deco Proteste, “há restaurantes que cobram, outros que não, e outros ainda cobram pelo serviço”. Por outro lado, “há quem cobre 0,20 € por aquecer produtos, vendidos no próprio estabelecimento, a pedido dos clientes, como empadas, como foi recentemente noticiado”, lê-se no Correio da Manhã.

Trata-se de uma prática legal, à semelhança da cobrança de gelo e limão nas bebidas, ou por um copo de água, desde que estes extras constem das ementas, embora se coloque uma questão de “bom senso”, afirma Daniel Serra, presidente da associação Pro.Var.

PUBLICIDADE

Neste caso em concreto, considera preferível um ligeiro aumento nas bebidas habitualmente servidas com gelo e limão do que uma taxa concreta. Há custos associados, afirma, mas é preciso é que os clientes percebam que o valor cobrado está relacionado com um serviço. “No caso dos bolos de aniversário, por exemplo, são usados pratos, talheres e até os próprios frigoríficos dos restaurantes, pelo que alguns cobram por esse serviço”, explica.

Multiplicam-se os exemplos das taxas cobradas e, segundo o líder da associação, a explicação está nas “margens esmagadas dos empresários”.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

Apesar de não terem queixas expressivas, a associação do consumidor aconselha “a reclamarem sempre que forem cobrados valores por serviços fora do preçário no Livro de Reclamações, na ASAE e até na Deco Proteste, que desenvolveu uma plataforma própria”, refere a notícia.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE