Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Desporto

Sabia que o exercício físico influencia as suas emoções diárias?

Notícias de Coimbra | 12 meses atrás em 27-03-2023

Todos sabemos que o exercício físico é um comportamento essencial para a saúde, ao ponto de influenciar o nosso bem-estar físico e psicológico, talvez não fosse do conhecimento de todos.

PUBLICIDADE

Segundo a psicóloga Ana Graça do site VidaAtiva, existem “benefícios apontados à prática adequada e regular de atividade física, tais como: constituir um forte meio de prevenção de doenças (por exemplo, doenças cardiovasculares, cancro, diabetes e doenças respiratórias crónicas), contribuir para a promoção da saúde da população, reduzindo os custos com a saúde, contribuir para o controlo do peso, reduzir o risco de morte prematura, ajudar a prevenir/reduzir a osteoporose, reduzindo o risco de fratura do colo do fémur nas mulheres, reduzir o risco de desenvolver dores lombares e pode ajudar no tratamento de situações dolorosas, nomeadamente dores lombares e dores nos joelhos e ajudar no crescimento e manutenção de ossos, músculos e articulações saudáveis.”

Para além dos benefícios acime descritos, a prática desportiva ajuda a reduzir o stress, a ansiedade e a depressão. Bem como, potencia a atenção, a concentração, a motivação e a criatividade.

Também fazer exercício vai ajudá-lo a enfrentar os desafios diários, a prática de exercícios respiratórios e alongamentos parece contribuir para uma maior sensação de bem-estar, segurança, humor, calma e confiança.
A psicóloga avança que existe “um padrão químico cerebral associados aos estados de bem-estar e felicidade, já identificado pela ciência. Nestes estados emocionais verifica-se a prevalência de determinados neurotransmissores e determinadas hormonas, tais como a serotonina e a dopamina. Assim sendo, a química do nosso cérebro e os nossos estados emocionais estão realmente interligados.” “Quando estamos felizes, sorrimos e descontraímos os músculos.

Quando estamos preocupados e zangados tendemos a enrugar a testa e estamos tensos. Apesar destes movimentos musculares não serem escolhas conscientes que fazemos, mostram a ligação entre os músculos e as nossas emoções”, explica.

Os estudos retiraram conclusões interessantes e reforçam a grande influência do exercício nas emoções diárias: “exercícios como correr, andar de bicicleta, fazer burpees, skipings, jampings jacks ou outros exercícios semelhantes, promovem estados emocionais de alegria e euforia, na medida em que atuam ao nível dos nossos neurotransmissores (endorfinas, dopamina e serotonina)”, conclui.

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com