Saúde

Sabia que Lúpus é uma doença que afeta 10 mil portugueses e que não tem cura?

Notícias de Coimbra | 12 meses atrás em 10-05-2023

A propósito do Dia Mundial do Lúpus, que se assinala anualmente a 10 de maio, a Associação de Doentes com Lúpus (ADL) alerta para o impacto que esta patologia tem na vida dos doentes.

PUBLICIDADE

Para assinalar a efeméride, a ADL promove ao longo do mês de maio várias atividades de sensibilização, entre elas o seu 14º Encontro Nacional de Doentes com Lúpus, que se realiza no dia 27 de maio pelas 9:30 no auditório da Associação Nacional de Farmácias. No evento estarão presentes oradores de renome nacional que irão esclarecer mitos e dúvidas que dizem respeito a esta patologia.

“O Lúpus é uma doença que pode, em alguns casos, provocar episódios agudos que podem colocar a vida dos doentes em risco. Não existindo uma cura, é crucial alertar para esta doença, de forma a diagnosticar e tratar mais e melhor”, explica o Dr. Luís Dutschmann, acrescentando: “E é precisamente com este objetivo em mente que, enquanto associação de doentes, continuamos a lutar para combater o desconhecimento sobre esta doença, que muitas vezes só é conhecida pelo doente no momento do diagnóstico”.

PUBLICIDADE

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES), também conhecido por Lúpus, é uma doença autoimune, inflamatória e crónica que afeta cerca de cinco milhões de pessoas em todo o mundo, afetando principalmente mulheres em idade fértil. A causa exata da doença não é totalmente compreendida, mas sabe-se que é parcialmente genética, uma vez que mais de 20% das pessoas com Lúpus têm um pai ou irmão com a mesma patologia. Em Portugal, uma vez que não há um registo nacional, estima-se que esta doença possa afetar cerca de 10 mil pessoas.

Não existindo cura para o lúpus, os objetivos do tratamento passam por alcançar e manter a remissão da doença, prevenir agudizações e danos dos órgãos e tecidos do organismo. Se a doença não for tratada de forma atempada e adequada, com recurso a terapêuticas especializadas e próprias, causa uma limitação importante na qualidade e esperança média de vida.

PUBLICIDADE

publicidade

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE