Saúde

Sabia que a lua cheia pode afetar o seu sono?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 7 meses atrás em 25-09-2023

Todos nós queremos dormir bem e acordar revigorados e cheios de energia. Mas com a mudança dos ciclos lunares, ter uma boa noite de sono pode ser um desafio, principalmente quando a lua cheia atrapalha o nosso sono.

PUBLICIDADE

“A fase da lua cheia ocorre a cada 29,5 dias e este período celestial está sempre associado às noites de insónia”, explica a VIP.

Segundo vários estudos, a lua cheia afeta o sono de pessoas de todas as idades e sexos em todo o mundo, tanto em áreas rurais como urbanas.

PUBLICIDADE

Um trabalho realizado por Casiraghi et. al (2020) revelou que o sono começa mais tarde e é mais curto durante as noites antes da lua cheia, quando o luar está presente nas horas após o anoitecer.

Os resultados demonstraram que os padrões de sono dos participantes tendiam a flutuar ao longo do ciclo lunar, com horas de adormecer mais tardias e menos horas de sono a acontecer nos 3 a 5 dias antes da lua cheia. “A pesquisa mostrou ainda que, independentemente do ambiente, seja rural, semi-rural ou urbanizado, o sono foi afetado antes da lua cheia”, lê-se na revista.

PUBLICIDADE

publicidade

Alex Dimitriu, um revisor médico da The Sleep Foundation e co-autor da The Encyclopedia of Sleep Medicine, partilhou num artigo que a lua exerce os seus efeitos através de um aumento na luz do entardecer, também chamada de luz azulada. Essa luz azulada impede a produção de melatonina, a hormona do sono essencial para que possamos adormecer facilmente à noite. Além disso, altos níveis de cortisol (uma hormona do stress que nos ajuda a ficar acordados durante o dia) estão ligados à luz azulada, aumentando o nosso estado de alerta.

“E com níveis mais altos de melatonina, cansamo-nos mais rápido, adormecemos mais facilmente e obtemos as 7 a 9 horas de sono recomendadas para estarmos no nosso melhor quando acordamos no dia seguinte”, menciona.

A especialista Verena Senn recomenda:

1. Luz: Para ajudá-lo a adormecer à noite durante a lua cheia, tente usar escuras. Além disso, usar ou ter um candeeiro com uma lâmpada vermelha pode ajudar a dormir melhor já que esta luz aumenta a produção de melatonina.

2. Aparelhos eletrónicos: Evite usá-los antes de dormir. “O tempo a ver televisão antes de dormir mantém a mente estimulada, interrompendo o ritmo circadiano e a produção de melatonina e tornando mais difícil adormecer. Se realmente não pode ou não quer evitar o uso de tecnologia, use óculos com filtro de luz azul ou mude o seu dispositivo para o modo noturno”, refere o Impala.

3. Horário de sono: Arranje um. Se o seu ritmo circadiano estiver ajustado para adormecer e acordar em determinados momentos, será mais fácil adormecer durante a lua cheia.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE