Portugal

Sabe para que serve os pontos pretos nos vidros dos carros?

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 3 meses atrás em 07-12-2023

Fonte da Imagem: D.R.

Já deve ter notado que o vidro do seu carro e de tantos outros apresenta, nos extremos, uma banda preta seguida por pequenos pontos pretos.

PUBLICIDADE

Conhecida como “Frit” (ou “frisus”), trata-se de uma faixa de tinta cerâmica, impossível de remover, que é aplicada no vidro durante o processo de produção (cozimento).

PUBLICIDADE

De acordo com a Razão Automóvel, a existência dessa banda tem três finalidades: criar uma superfície mais áspera para facilitar a aderência da cola que fixa o vidro no lugar; ocultar essa mesma cola para que não seja visível do lado exterior do carro; e, por fim, proteger essa cola da ação dos raios UV (ultravioleta).

PUBLICIDADE

publicidade

A última função é provavelmente a mais crucial de todas. Com a exposição aos raios UV ao longo do tempo, a cola utilizada para fixar o para-brisa começaria a deteriorar-se e a perder propriedades. Em última instância, poderia deixar de cumprir a sua função de… colar.

Quanto aos pontos pretos nos vidros, como é possível observar, não são dispostos aleatoriamente, assumem-se um padrão chamado “meio-tom”, tornando-se mais pequenos e distantes entre si à medida que se afastam da faixa preta. Desta forma, proporcionam uma transição visual mais suave entre a banda preta e o vidro propriamente dito.

PUBLICIDADE

No entanto, a sua função não se limita apenas ao caráter estético. Para moldar o vidro com a curvatura correta, é necessário aquecê-lo, submetendo-o a um forno. No entanto, a banda preta que circunda o vidro aquece mais rapidamente do que o restante do vidro, o que poderia resultar em deformações e distorções óticas.

Os pontos pretos permitem, assim, criar um gradiente térmico entre a banda preta e o resto do vidro, reduzindo não só essa distorção ótica, mas também ocultando-a.

Por fim, esses pontos pretos possuem uma terceira função, especialmente nos modelos mais recentes, onde também são encontrados atrás do espelho retrovisor. Nesse caso, o objetivo é oferecer uma camada adicional de proteção contra os raios solares, principalmente porque essa área não é abrangida pelas palas para-sol.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com