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Sabe o que significa fumo branco no tubo de escape? Saiba o que pode fazer

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 6 meses atrás em 02-11-2023

Muitas vezes o nosso carro começa a enviar alguns sinais de que algo está mal. Um exemplo é o fumo branco no tubo de escape, algo que pode exigir a correção imediata de um problema..

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No entanto, principalmente nos meses frios, há duas situações em que o fumo branco não representa um problema grave.

Se for um automóvel a Diesel ocorre por causa do frio e, normalmente, ao fim de alguns quilómetros, assim que o motor aquece, esse fumo desaparece.

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Já nos veículos a gasolina, nas épocas de chuva, durante o arranque é normal aparecer fumo branco no tubo de escape, uma vez que se trata de restos de água a evaporar.

Há outros sintomas que merecem a sua atenção e aí aconselha-se a resolução imediata da situação ou quando possível.

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Problema com a injeção: Se o fumo persistir acontece porque quando o combustível injetado não consegue aquecer suficientemente rápido antes de ser bombeado, fazendo com que a parte que não chega a ser queimada se evapore.

Junta da cabeça do cilindro: Nestes casos, esta peça não está a fazer devidamente o seu trabalho e o anticongelante está a entrar no cilindro, a misturar-se com o combustível resultando na ação química que faz com que o fumo saia branco.

Apesar de ser uma operação passível de ser feita em casa, é ao mesmo tempo um procedimento moroso.

Se for novamente a junta menos mal: Porém, o problema mais grave associado ao fumo branco no tubo de escape normalmente só ocorre com o carro em andamento.

Quando o fumo branco é grosso é porque “o líquido refrigerador do motor está a queimar. Novamente é um problema da não capacidade de estancar e neste caso espera-se que, do mal o menor, seja novamente a junta”, conta.

“Em alternativa poderá ter um fenda no bloco do motor. Em qualquer possibilidade, se verificar que o fumo é branco e grosso, para imediatamente o carro e chame o reboque. O objetivo é evitar que a situação se propague para o resto do motor”, explica o e-Konomista.

É que se trocar a junta da cabeça do motor é caro, neste caso qualquer reparação no motor será bem pior, refere.

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