Vamos

Sabe o que é a transumância? Seia celebra esta tradição ancestral. Com 3 mil ovelhas!

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 06-06-2024

O concelho de Seia, no distrito da Guarda, celebra a tradição da transumância com a subida dos rebanhos à serra da Estrela com três mil ovelhas, numa iniciativa que pode ser acompanhada por visitantes.

PUBLICIDADE

Numa informação à agência Lusa, a Câmara Municipal de Seia divulgou que a prática secular e identitária do território da transumância será festejada nos meses de junho e julho, com a Romaria das Ovelhas e a subida dos rebanhos à serra da Estrela.

No dia 23 de junho realiza-se a Romaria das Ovelhas à Festa de São João Baptista, na aldeia da Folgosa da Madalena.

PUBLICIDADE

“Os pastores desfilam com seus rebanhos, pedindo proteção e um bom ano de pasto ao padroeiro”, descreveu a autarquia.

E no dia 06 de julho acontece a subida dos pastores e dos rebanhos à serra da Estrela, uma prática ancestral através da qual se vai ao encontro das pastagens de altitude.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

A Câmara de Seia revelou que o percurso de 11 quilómetros começa em Seia, com mais de três mil cabeças de gado, atravessando a zona histórica da cidade em direção à aldeia de montanha do Sabugueiro.

“O trilho segue por caminhos e canadas que, há séculos, conduzem pastores e rebanhos ao cimo da montanha”.

O evento permite que turistas, visitantes e residentes acompanhem os pastores e seus rebanhos na subida à serra da Estrela.

“Não se trata de uma recriação, mas, sim, de uma concertação de vontades, em que a prática solitária de outrora dá lugar à partilha de experiências, entre pastores e todos os que se propõem a vivenciar o pastoreio por um dia”.

Durante o trajeto, os participantes poderão desfrutar de degustações gastronómicas, inspiradas na tradição gastronómica pastoril e regional, e momentos de animação.

Os interessados em participar podem inscrever-se na página da internet do município de Seia.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE