Para muitos, o café é um ritual diário indispensável. Mas se costuma estender o consumo da bebida para o final do dia, atenção: a cafeína pode estar a comprometer a qualidade do seu sono.
Especialistas alertam que ingerir café à noite não traz benefícios para a saúde e pode dificultar o adormecer. “Os efeitos da cafeína duram, em média, seis horas. Beber um expresso ou galão às 16:00 pode interferir no sono às 22:00”, explica um estudo publicado na revista Science Translational Medicine.
O consumo excessivo de cafeína, segundo a Food and Drug Administration (FDA), não deve ultrapassar os 400 miligramas por dia – cerca de quatro cafés normais. Além disso, não é recomendado ingerir mais de 200 miligramas de cada vez, para não sobrecarregar o organismo.
PUBLICIDADE
Os efeitos da cafeína são claros: perturba o descanso noturno, mesmo em quem não sente alterações imediatas, podendo levar a noites mal dormidas e, a longo prazo, aumentar o risco de doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde, pode ler-se no e-Konomista.
Para garantir uma noite tranquila, a recomendação é limitar o café a duas chávenas por dia – uma de manhã e outra após o almoço, nunca ultrapassando as 15:00. Esta estratégia permite aproveitar os efeitos estimulantes da cafeína sem comprometer a qualidade do sono.
Em suma, se quer dormir melhor, o conselho é simples: corte o café à noite. O seu corpo agradecerá.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE