Sábado há Festival das Sopas em Santa Ovaia

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 12-09-2017

No próximo sábado, dia 16 de setembro, as tradicionais e saborosas sopas serão o centro das atenções da 7.ª edição do Festival de Sopas de Santa Ovaia, concelho de Oliveira do Hospital.

PUBLICIDADE

SOPA

O certame tem a organização da União de Freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira com o apoio do Município de Oliveira do Hospital e da ADI – Agência para o Desenvolvimento de Tábua e Oliveira do Hospital.

PUBLICIDADE

Evento de referência no concelho e na região é procurado, anualmente, por centenas de visitantes que chegam em busca da riqueza de sabores e da diversidade das sopas – desde as mais tradicionais às inovadoras – apresentadas pelos restaurantes participantes, do concelho de Oliveira do Hospital, mas também dos concelhos de Tábua e Seia, e de outras instituições/associações.

O evento decorre no Parque da Sociedade Recreativa de Santa Ovaia, a partir das 18H00, e além das incontornáveis provas de sopa, o público encontrará outros atrativos no recinto, como os expositores de artesanato e produtos locais de qualidade, a par de um vasto programa cultural e musical e inclusivamente a possibilidade de participarem nos rastreios de saúde.

PUBLICIDADE

publicidade

unnamed (3)

A animação cultural e musical do certame está a cargo do Grupo de Cantares Melodias e Tradições da Beira Serra (Vila Pouca da Beira), sendo que o programa é ainda enriquecido pelo concerto de Ruizinho de Penacova, artista das desgarradas e da música popular portuguesa que regressa ao palco do Festival de Sopas.

A gastronomia típica é outra das ofertas que os visitantes vão encontrar no Festival de Sopas de Santa Ovaia em que ocupam lugar central os sabores tradicionais das sopas portuguesas, mas também outros mais arrojados como já se tem vindo a habituar o público.

A crescer todos os anos, esta edição conta com o maior número de participações de sempre sendo que estarão disponíveis cerca de 30 sopas, de diferentes sabores e texturas, para prova a todos aqueles que, após a aquisição do kit do Festival – composto por tigela e colher personalizadas, e pão – acedam ao recinto. Participam mais de duas dezenas de restaurantes, localizados no concelho de Oliveira do Hospital, mas também dos concelhos vizinhos de Tábua e Seia bem como instituições e associações do concelho.

sopa-da-pedra

Antes da prova aberta ao público (20H15) haverá a realização do concurso das sopas participantes, cuja avaliação será feita por um júri que integra vários elementos, entre eles, os conhecidos Isaac Alfaiate, ator e modelo que recentemente foi um dos concorrentes no “MasterChef Celebridades” 2017; do mini chef João Mata, 2.º classificado no “Masterchef Júnior”; António Alexandre, chef executivo no Lisbon Marriott Hotel, jurado em diversos concursos sendo os mais conhecidos a Mesa dos Portugueses e Chefs Academy da RTP; e João Quaresma, consultor gastronómico e chef participante num roadshow com a APTECE por cidades europeias.

O mini chef João Mata, que marca presença pelo segundo ano consecutivo no certame fará um show-cooking, pelas 20H30 e o chef António Alexandre, também nos apresentará um show-cooking, pelas 21H00.

Serão atribuídos prémios às três melhores sopas na categoria “Profissionais da Restauração do Concelho de Oliveira do Hospital” (150, 100 e 75 euros); ao 1.º e 2.º classificado na categoria “Profissionais da Restauração dos Concelhos Vizinhos” (150 e 100 euros).

Como vem sendo habitual, a organização do Festival desafiou também instituições e associações a participar bem como os particulares, de forma a trazerem a sua melhor sopa, enriquecendo ainda mais a 8.ª edição do Festival de Sopas de Santa Ovaia. Serão premiadas, nesta categoria, a 1.ª e 2.ª melhor sopa com prémios monetários de 125 e 100 euros, respetivamente. O anúncio dos premiados está agendado por volta das 22H00.

Com o objetivo de promover as sopas de qualidade e incentivar o seu consumo; mostrar as potencialidades gastronómicas do concelho e região, e as iguarias servidas no comércio local, o Festival de Sopas de Santa Ovaia visa fomentar a utilização de produtos genuínos do concelho e também a promoção de hábitos de alimentação saudáveis.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE