Coimbra

Sábado há Estátuas Vivas na Baixa de Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 03-08-2018

A Câmara Municipal de Coimbra organiza, no próximo sábado, 4 de agosto, na Baixa da cidade, a II Mostra de Estátuas Vivas.

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

publicidade

 

Esta manifestação de imobilidade expressiva reúne um total de 25 quadros cénicos, com 30 dos melhores artistas desta arte urbana, várias vezes premiados em festivais nacionais e internacionais, que prometem animar o coração da cidade.

PUBLICIDADE

A Baixa de Coimbra volta a acolher figuras estáticas que recriam personagens da cultura e história nacionais e também da tradição popular.

Entre as 10h30 e as 13h00 e entre as 16h30 e as 19h00, as ruas, praças e largos da Baixa transformam-se numa espécie de galeria de arte ao ar livre, tal como aconteceu na I Mostra, realizada pela autarquia em 2017.

Com direção artística de António Santos, pioneiro da “arte da quietude” e recordista mundial, os artistas convidados irão proporcionar um ambiente mágico que promete encantar, seja pelo impacto visual que suscitam junto dos transeuntes, seja pela atrativa caraterização/indumentária das personagens que representam.

O público encontrar-se-á com personalidades ligadas à história, à literatura, às figuras de tradição e aos ofícios populares, as quais estarão distribuídas num circuito orientado pela Baixa de Coimbra, que inclui lugares como a Praça 8 de Maio, os Largos do Poço, do Paço do Conde e da Freiria, a Praça do Comércio, a Portagem e as ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz, entre outros locais.

Quando as ruas se tornam galerias de artes, as estátuas podem estar vivas. É o que pode acontecer quando se cruzarem com D. Afonso Henriques, a Rainha Santa Isabel, D. Inês de Castro, o Estudante de Coimbra, a Tricana, o Cauteleiro, o Aguadeiro, Antero de Quental, Mozart, entre muitas novidades que podem surgir a cada esquina.

A iniciativa evidencia a importância dada à pluralidade de expressões artísticas, assumindo-se como mais um exemplo da abrangência e inovação da política cultural proposta pela Câmara Municipal de Coimbra no decurso dos últimos anos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE