Coimbra

S. Tomé celebrado na Carapinheira

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 28-07-2019

No dia 27 de julho, a Romaria a S. Tomé voltou a cumprir-se na Carapinheira. Pela mão do Rancho Folclórico da Carapinheira (RFC), o serão cultural deu continuidade à tradição e reuniu muitos convivas.

PUBLICIDADE

Depois da missa, junto à Capela de S. Tomé, e da bênção dos animais, a animação continuou com as marchas populares do Centro Social Paroquial da Carapinheira e com um arraial popular conduzido por Quim Martinho.

“A cultura é a génese da nossa construção enquanto sociedade, por isso deixo um agradecimento muito especial ao RFC e a todos aqueles que mantêm esta chama viva, apresentando às gerações mais novas as vivências dos seus familiares e da comunidade”, avançou o vereador Décio Matias.

PUBLICIDADE

De igual modo, o presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, referiu: “É sempre com muita alegria que recebemos esta festividade em Honra de S. Tomé. É um momento que reúne várias gerações e que, por isso, contribui também para manter viva a memória coletiva”.

No momento, o vereador Décio Matias deixou ainda palavras de reconhecimento ao pároco Francisco de Morais Silva pelo trabalho desenvolvido e as maiores felicidades para as novas funções. O religioso foi nomeado vigário paroquial da Igreja de S. José e de S. João Baptista, em Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

À semelhança das edições anteriores, Vítor Travassos, presidente da direção do RFC, referiu que “o evento é também uma forma de angariar verbas de apoio à atividade regular do grupo” e congratulou-se “pela presença de todos na vivência da romaria a S. Tomé”.

Ao longo do serão, a organização teve também disponível o sempre pitoresco “serviço de tasca” e um espaço de venda de doces tradicionais, não faltando o sempre apetitoso arroz doce.

No domingo, dia 28 de julho, a animação regressa à Carapinheira, no Centro Social Paroquial da Carapinheira, com a comemoração do Dia dos Avós.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE