Região

Ruy de Carvalho: Estivemos com o “avô dos portugueses” na Lousã

Notícias de Coimbra | 6 meses atrás em 26-10-2023

O ator Ruy de Carvalho esteve, na tarde desta quinta-feira, 26 de outubro, na Lousã, para uma visita guiada à exposição que retrata a sua vida e apadrinhar o Plano Municipal Sénior.

PUBLICIDADE

Figura incontornável do teatro e da ficção nacional, considerado o avô dos portugueses arrancou aplausos e gargalhadas às dezenas de pessoas que se deslocaram ao Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos.

Ruy de Carvalho tem “96 anos e meio”, como o próprio diz, mas “18 anos por dentro”, afinal o “espírito não tem rugas”, conta com “82 anos de carreira”, sendo o ator mais velho do mundo no ativo. Percorre o país com duas peças de teatro e não pensa em parar.

PUBLICIDADE

Na sua intervenção e depois de agradecer aos lousanenses, sublinhou que “é através da humildade que se aprende a lidar com a fama” e por isso não se considera um cidadão diferente dos restantes, mas sim apenas um cidadão com jeito para representar”.

PUBLICIDADE

publicidade

“São 82 anos de carreira”, sou o ator  mais velho do mundo no ativo”, contou, realçando que ainda hoje é um “amador profissional”, mostrando que a humildade, a dedicação, mas também o respeito andam de mãos dadas.

Entre teatro e televisão, não tem dúvidas: ” o teatro, onde sou ator de corpo inteiro”. Já o melhor prémio “são as palmas” do público.

A velhice e a morte não assustam o ator, porque como o próprio diz: “eu tenho 18 anos, sempre. E devemos ter sempre toda a vida um jovem dentro de nós” e por isso “não vale a pena esperar pela morte, ela é certa. Vivam a vida intensamente”, diz Ruy de Carvalho.

“Quando eu morrer, vou ser cremado e quando começar a descer quero que toda a gente se ria. Lembrem-se que tenho os tomates grelhados”, contou o ator, perante uma plateia que não conteve as gargalhadas.

A exposição intitulada “Retratos Contados de Ruy de Carvalho” pode ser visitada até 18 de novembro no Museu Municipal Prof. Álvaro Viana de Lemos.

A mostra reúne fotografias retrospectivas da vida e da obra do ator, família, casamento, colegas, trabalhos e muito mais. Fotografias que vão da sua infância até às fotos mais recentes da fotógrafa Sandra Ventura.

Para além da visita guiada à exposição, o comendador da Ordem do Infante D. Henrique participou numa tertúlia e assistiu à tomada de posse do Conselho Municipal Sénior, do qual é padrinho.

Veja a fotogaleria:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE