Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Mundo

Rússia alerta para risco de cheias catastróficas na zona da barragem ucraniana de Kakhovka

Notícias de Coimbra com Lusa | 10 meses atrás em 06-06-2023

 As autoridades russas alertaram hoje os residentes das zonas afetadas pela destruição parcial da barragem de Kakhovka, no sul da Ucrânia, para o risco de inundações catastróficas.

PUBLICIDADE

Numa mensagem do Ministério das Situações de Emergência da Rússia, a população é aconselhada a recolher os objetos pessoais necessários, documentos, alimentos para três dias e água potável.

O ministério pediu também à população para desligar o gás e a água, devendo dirigir-se para pontos de encontro comunicados pelas autoridades locais.

“Existe uma ameaça de inundação catastrófica dos territórios do distrito urbano de Novo Kakhovka, do distrito municipal de Golopristansky e do distrito municipal de Alyoshkensky”, segundo a mensagem citada pela agência oficial russa TASS.

As autoridades da região de Kherson instaladas pela Rússia disseram que o governo local e o Ministério das Situações de Emergência estão a preparar uma “retirada planeada” da população.

Asseguraram também que controlam a situação nas regiões da margem esquerda do rio Dniepre.

PUBLICIDADE

As duas entidades “apelam aos residentes para que mantenham a calma, não entrem em pânico e não confiem em informações provenientes de fontes não verificadas”, disseram as autoridades russas locais na rede social Telegram.

“Todos os residentes receberão a assistência necessária na íntegra: a Rússia não abandona os seus”, acrescentaram.

Kherson, onde se situa a barragem de Kakhovka, é uma das quatro regiões ucranianas que Moscovo integrou no território da Federação Russa em 20 de setembro de 2022, sete meses depois de ter invadido o país vizinho.

Além de Kherson, Moscovo anexou as regiões de Donetsk, Lugansk e Zaporijia, depois de ter feito o mesmo à península ucraniana da Crimeia em 2014.

A Ucrânia e a generalidade da comunidade internacional não reconhecem as anexações.

A Rússia e a Ucrânia acusaram-se mutuamente da destruição da barragem.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com