Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Ruínas romanas do Rabaçal propostas para monumento nacional

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 16-12-2019

Ruínas romanas do Rabaçal propostas para monumento nacional

A Direção-Geral do Património Cultural propôs a reclassificação como sítio de interesse nacional da Villa Romana do Rabaçal, no concelho de Penela, distrito de Coimbra, de acordo com o anúncio publicado hoje em Diário da República.

PUBLICIDADE

“Com fundamento em parecer da Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico do Conselho Nacional de Cultura de 17 de julho de 2019, que mereceu a minha concordância, é intenção da Direção-Geral do Património Cultural propor a Sua Excelência a Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural a reclassificação como sítio de interesse nacional/monumento nacional (MN) da Villa Romana do Rabaçal”, lê-se no anúncio assinado pela diretora-geral, Paula Araújo da Silva.

Os elementos relevantes do processo (fundamentação, despacho, planta com a delimitação do sítio classificado e da zona especial de proteção em vigor) estão disponíveis nas páginas eletrónicas da Direção-Geral do Património Cultural e Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC).

PUBLICIDADE

publicidade

A consulta pública terá a duração de 30 dias úteis e as observações dos interessados deverão ser apresentadas junto da DRCC, que se pronunciará num prazo de 15 dias úteis.

A proposta de reclassificação partiu da própria DRCC, em março.

PUBLICIDADE

A Villa Romana do Rabaçal está situada a 12 quilómetros a sul de Conímbriga (Condeixa-a-Nova), parte integrante do território da antiga Civitas, junto da via romana que ligava Olisipo a Baraca Augusta, no concelho de Penela.

De acordo com aquele município, a sua construção terá ocorrido em meados do século IV, “como confirmam os achados, em especial a abundante numismática recolhida, e terá sido habitada até ao século V”.

A investigação no terreno teve início em 1979 aquando da recolha de dados para a Carta Arqueológica do período romano na área de Conímbriga.

Em 1984 iniciaram-se os trabalhos arqueológicos que prosseguiram sistematicamente até à atualidade.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com