Coimbra

Ruínas de Conímbriga no top 10 das mais belas do mundo

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 10-04-2015

As Ruínas de Conímbriga, em Condeixa-a-Nova, que o Município pretende candidatar a Património Mundial da UNESCO, foram referenciadas pelo jornal “The Guardian” como umas das mais bonitas do mundo.

PUBLICIDADE

conimbriga

No artigo publicado pelo jornal de referência britânico, a autora Fiona Richards, fundadora da revista de viagens Timeless Travels, apresenta uma lista das 10 “maravilhas arqueológicas” mundiais menos exploradas, onde integra as Ruínas de Conímbriga, apontando-a como uma das mais bem preservadas.

PUBLICIDADE

publicidade

“[Conímbriga] é uma das maiores povoações romanas em Portugal, situada mais ou menos a meio do caminho entre Lisboa e Porto, na vila de Condeixa-a-Nova. Era uma cidade próspera na época romana e, embora não fosse a maior povoação romana de Portugal, é, atualmente, a mais bem preservada”, elogia a autora do artigo.

A descrição das Ruínas de Conímbriga no “The Guardian” revela ainda que “apesar de apenas uma pequena parte da estação arqueológica ter sido alvo de escavações, há banhos públicos, casas luxuosas, um anfiteatro, um fórum, lojas, jardins com fontanários que ainda funcionam e paredes para explorar, muitas delas ainda com os maravilhosos mosaicos originais”.

PUBLICIDADE

A autora do artigo publicado no The Guardian realça ainda que Conímbriga alberga a Casa de Cantaber, uma das maiores residências descobertas até hoje no Império Romano Ocidental, “construída em redor de piscinas ornamentais e jardins soberbos e que possui, até, o seu próprio complexo de banhos e sistema de aquecimento”.

A terminar, Fiona Richards destaca o museu, o café e o espaço para piqueniques existentes no local, recomendando aos turistas que “tenham algumas moedas à mão para pôr as fontes a funcionar” durante a passagem por Conímbriga.

Da lista divulgada pelo jornal britânico fazem parte, além de Conímbriga, sítios arqueológicos do Peru, Cambodja, China, Jordânia, Itália, Índia, Irão, Turquia e Croácia

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE