Rui Rio quer PSD que reaja para afastar perigo de o partido perder influência

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 12-11-2017

O PSD tem de reagir para não correr o risco de ficar reduzido a um partido sem condições para liderar um governo e apenas com capacidade para influenciar a governação do país, disse hoje, em Coimbra, Rui Rio.

PUBLICIDADE

rui rio

“Temos de reagir ou de agir” sob pena de “corrermos o perigo de acontecer ao PSD aquilo que aconteceu a outros partidos na Europa”, os quais foram “grande referência” política e governaram durante “anos e anos”, mas que, depois, “praticamente desapareceram ou perderam significado”, sustentou o candidato à liderança do partido, que falava no Conselho Nacional da Juventude Social Democrata (JSD), que hoje decorreu em Coimbra.

PUBLICIDADE

Na reunião também interveio, noutro momento, o outro candidato à presidência do PSD, Pedro Santana Lopes, que, como Rui Rio, participou num debate com os jovens participantes na reunião, fechado aos jornalistas, depois de ter feito uma intervenção, esta aberta à comunicação social.

Aquelas formações (nalguns países europeus) são “capazes de influenciar a formação de um governo, mas não estão capazes de liderar esse governo”, sublinhou Rui Rio, advertindo que essa situação também poderá acontecer ao seu partido, se os sociais-democratas se mantiverem “nas sondagens no patamar” em que estão.

PUBLICIDADE

publicidade

“Uma sondagem não conta, mas duas, três, quatro”, ao “longo dos tempos”, aliadas àquilo que se “ouve nas ruas” sobre o PSD, assumem significado, reconheceu o antigo presidente da Câmara do Porto, considerando que é a partir de percentagens da ordem dos 38 a 40 ou 41% que o partido pode ter “hipóteses de ganhar”.

Rui Rio também se deteve em resultados eleitorais do PSD das autárquicas de 01 de outubro deste ano, designadamente comparando-os com resultados em eleições autárquicas anteriores, para sublinhar a perda de influência do partido, defendendo que a “implantação [de um partido] no território não se mede tanto pelos deputados”, mas antes pelos autarcas.

“Temos de reforçar o partido também no patamar ideológico”, apelou, sustentando que “o Partido Social Democrata não é um partido de direita”, mas há quem tenha “vindo a tentar empurrar [o PSD] para lá”.

“A direita não é o PSD, a direita pode ser o CDS (e com certeza que é), assim como a esquerda será o BE, o PCP e em grande medida o PS. O PSD é um partido de centro e é esse espaço” que deve e tem de ocupar, não só porque “é nossa convicção, mas também porque é o [espaço que temos à nossa disposição”.

Abandonar esse espaço “é um “problema ideológico” e também significa deixá-lo livre para ser “ocupado pelo PS ou por qualquer outra formação [política] que, como noutros países”, venha a ser criada, salientou.

A terminar a sua intervenção de cerca de uma hora, Rui Rio pediu aos jovens sociais-democratas presentes na reunião para “ouvirem os portugueses”, antes de escolherem em quem vão votar, em janeiro, para suceder a Pedro Passos Coelho, na presidência do PSD.

Depois de saberem quem é que os portugueses preferem ver à frente do PSD, “é mais fácil” escolher em quem os jovens do PSD deverão votar, sugeriu Rui Rio, defendendo que votar no candidato que “os portugueses não querem” para liderar o PSD torna “isto mais difícil”, isto é, dificulta a promoção do reforço do partido para voltar a liderar a governação em Portugal.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE