Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Política

Rui Rio já escolheu cabeças de lista de Porto e Lisboa

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 07-12-2021

A deputada Sofia Matos será cabeça de lista do PSD pelo Porto e o deputado e médico Ricardo Baptista Leite por Lisboa, de acordo com as escolhas do presidente social-democrata, Rui Rio, foi hoje anunciado em comunicado.

PUBLICIDADE

A divulgação dos nomes dos cabeças de lista para as eleições legislativas de 30 de janeiro, uma competência do presidente do partido, que volta a não ser primeiro candidato em qualquer distrito, antecede a reunião da Comissão Política Nacional e do Conselho Nacional, hoje em Évora.

Sofia Matos, 31 anos, é advogada e deputada e foi candidata a líder da JSD, tendo sido derrotada pelo atual presidente da estrutura, Alexandre Poço. Nas últimas eleições, foi a nona pelo círculo do Porto.

PUBLICIDADE

publicidade

Ricardo Baptista Leite é vice-presidente da bancada do PSD, ex-vereador da Câmara de Cascais, e médico. Em 2019, foi oitavo na lista de candidatos a deputados por Lisboa.

O presidente da mesa do Conselho Nacional, Paulo Mota Pinto, que não foi candidato a deputado em 2019, será cabeça de lista por Leiria nas legislativas de 30 de janeiro .

PUBLICIDADE

Voltam a ser cabeças de lista o líder parlamentar do PSD, Adão Silva, novamente por Bragança, o vice-presidente e deputado André Coelho Lima, que repete o lugar por Braga, a vice-presidente Isaura Morais, por Santarém, tal como a deputada Mónica Quintela, por Coimbra.

O deputado Hugo Carvalho – que foi número 1 pelo Porto há dois anos – encabeçará desta vez a lista por Viseu.

Como novidades, o advogado e deputado Artur Soveral de Andrade encabeçará a lista por Vila Real, substituindo Luís Leite Ramos nesse posto, enquanto em Aveiro o número um será o engenheiro civil António Topa Gomes (em 2019 foi a investigadora Ana Miguel dos Santos).

Em Faro, o ex-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António Luís Gomes será o cabeça de lista, substituindo o recém-eleito presidente da distrital Cristóvão Norte, apoiante de Paulo Rangel nas últimas diretas.

Na Guarda, o engenheiro e ex-autarca Gustavo Duarte substitui Carlos Peixoto como cabeça de lista e em Portalegre o presidente da JSD local João Pedro Luís será o primeiro candidato (o anterior tinha sido António José Miranda, ex-líder distrital).

Repetem-se os cabeças de lista a Viana do Castelo, o economista e deputado Jorge Mendes, a Castelo Branco, a professora e deputada Cláudia André, a Setúbal, o deputado e gestor Nuno Carvalho, a Évora, a líder da distrital Sónia Ramos, e a Beja, o empresário agrícola Henrique Silvestre.

Pela Madeira, encabeçará a lista o atual deputado Sérgio Marques (em 2019 tinha sido Miguel Albuquerque) e, pelos Açores, repete-se o nome de 2019, Paulo Moniz, ex-presidente da Ordem dos Engenheiros dos Açores.

Também se renovam os cabeças de lista pelos círculos da emigração: pela Europa Maria Ester Vargas, ex-deputada e ex-conselheira da Embaixada de Portugal em Berna, substituirá o anterior número um Carlos Gonçalves, enquanto o deputado e dirigente Maló de Abreu encabeçará o círculo fora da Europa, em vez de José Cesário.

As listas completas de candidatos a deputados do PSD serão hoje formalmente propostas pela Comissão Política Nacional, que reúne a partir das 15:00, e terão depois de ser aprovadas pelo Conselho Nacional, com reunião marcada para as 21:00, em Évora.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com