Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Rui Duarte sai da cena triste das listas socialistas

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 21-07-2015

O socialista Rui Duarte usou o seu Facebook pessoal para  fazer uma “Declaração Pública | Lista de Candidatos a Deputados por Coimbra”, onde declara que “Acabei de transmitir, pessoalmente, ao nosso Secretário Geral, Camarada António Costa, a minha indisponibilidade para integrar a Lista de Candidatos a Deputados do PS por Coimbra”.

PUBLICIDADE

AMIGOS,

Quero, desde logo, agradecer o apoio de todos quanto em mim confiaram nos últimos quatro anos enquanto deputado eleito por Coimbra, e em particular, agradecer a todos quanto em mim confiaram na última reunião da comissão política concelhia e federativa para ser o nome de Coimbra na Lista de Deputados às próximas eleições legislativas. Acabei de transmitir, pessoalmente, ao nosso Secretário Geral, Camarada António Costa, a minha indisponibilidade para integrar a Lista de Candidatos a Deputados do PS por Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta decisão que é pessoal e ponderada, prende-se com o facto de entender que não devo integrar uma lista que não merece o acordo do SG, ao mesmo tempo que não poderia nunca permitir, por força das responsabilidades que exerço no partido em Coimbra, que a lista de Homens e Mulheres candidatos à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Coimbra estivesse exposta ou vulnerável a qualquer polémica, ainda que reconheça que o ruído é “próprio da época”, “motivado por conveniências, vaidades e conflitos internos” e definitivamente temporário. Contudo, é assim que entendo melhor representar o mandato que me foi conferido pelos militantes de Coimbra para presidir ao PS/Coimbra e é assim que entendo que melhor se preserva o superior interesse do PS naquilo que é verdadeiramente relevante: derrotar a direita nas urnas nas próximas eleições legislativas e ajudar o PS, essencialmente em Coimbra, a conquistar uma grande votação e uma enorme vitória que devolva a esperança de todos numa vida melhor.

Não obstante a confiança e apoio de todos os elementos da Comissão Política Concelhia, do secretariado da Concelhia, autarcas de Coimbra e membros da Comissão Política Distrital, assim como de muitos militantes que me têm transmitido o seu ânimo e gratidão pelo meu trabalho, em nome do PS na Assembleia da República, o meu sentido de partido obriga-me a pensar sempre primeiro no coletivo que representamos, no país que estamos comprometidos a transformar e na cidade que já estamos efetivamente a mudar. Nunca nenhum líder pode ser parte do problema, mas sim parte ativa da solução.

PUBLICIDADE

Quero por último, encorajar todos e todas a mobilizarem-se em torno do nosso futuro primeiro-ministro de Portugal, camarada António Costa, e apelar a todos para que invistam toda a sua energia nesta decisiva campanha eleitoral. O PS/Coimbra tem uma grande história, recheada de grandes vitórias e grandes momentos, o meu dever primeiro enquanto presidente do partido é garantir que faremos sempre melhor em prol sempre, do interesse de todos e nunca em função do interesse de alguns.

Quero deixar uma nota de agradecimento sentido a todos os elementos do secretariado da concelhia, todos os elementos da Comissão Política Concelhia, ao camarada e Amigo Carlos Cidade e ao nosso Presidente e Amigo Manuel Machado.

Obrigado pela Vossa Confiança e Apoio,

Vamos ao Trabalho!

Viva o PS!

Notícias de Coimbra sabe que o lugar de Rui Duarte está a ser  reservado para um seu colega deputado, um parlamentar que nas últimas eleições foi eleito por um círculo distante de Coimbra, mas a sua eventual inclusão local será justificada por razões familiares e desportivas.

Recordamos que Rui Duarte soube no dia em que apresentou um livro de balanço dos seus 4 anos no Parlamento que o Ministério Público tinha solicitado o levantamento da sua imunidade parlamentar, pedido que surgiu no âmbito do processo da alegada falsificação de fichas de militantes socialistas.

Falando aos jornalistas após a apresentação do livro, Rui Duarte declarou que está disposto a colaborar com a justiça e de consciência absolutamente tranquila.

Posteriormente, a Comissão Política da Federação de Coimbra  do Partido Socialista aprovou a lista de candidatos a deputados pelo circulo eleitoral de Coimbra, onde consta o nome de Rui Duarte.

No dia seguinte, a agência Lusa veiculou uma notícia reproduzida por vários media onde se pode ler que “ Costa recusa lista de deputados propostos pelo PS-Coimbra, acrescentando que “O secretário-geral do PS, António Costa, não aceita que alguma federação lhe estrague o esforço bem sucedido de renovação e de credibilidade inerente à escolha dos cabeças de lista para as próximas eleições legislativas”, declarou um destacado membro da direção socialista”, cujo o nome é omitido pela empresa grossista de informação.

Ontem,   a Federação Socialista emitiu um comunicado  para  ”participar no esclarecimento público dos nomes apresentados, visando construir uma opinião fundamentada para a discussão que benevolamente tem sido encetada em torno desta lista, cuja importância atribuída reflete o empenho de cada um dos nomes aprovados no contributo para que o Distrito e o País obtenham uma Alternativa de Confiança e novas políticas para Portugal”.

A estrutura liderada por Pedro Coimbra reiterava que a  lista com os candidatos a deputado pelo círculo eleitoral de Coimbra foi democraticamente eleita pela Comissão Política Distrital de Coimbra do Partido Socialista, reunida a 17 de julho de 2015, obtendo a aprovação por 84% dos votos (47 a favor, 5 abstenções e 4 contra).

A lista  definitiva deverá ser aprovada deverá ser aprovada hoje, 21 de julho,  pela Comissão Política Nacional do Partido Socialista.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com