Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Autárquicas

Rui Curado Silva é o candidato do BE à Câmara da Figueira da Foz

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 17-07-2021

O investigador em física experimental Rui Curado Silva, de 50 anos, candidata-se pela terceira vez pelo Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal da Figueira da Foz, nas próximas eleições autárquicas, anunciou aquela força partidária.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a concelhia da Figueira da Foz do BE adianta que Rui Curado Silva, antigo basquetebolista do Ginásio Clube Figueirense e Naval 1º de Maio, licenciado em Engenharia Física pela Universidade de Coimbra e Doutor em Física pela Universidade Louis Pasteur (Estrasburgo, França), volta a ser aposta para a Câmara Municipal, depois das candidaturas de 2009 e 2017, em que não logrou ser eleito.

No texto do comunicado, o BE frisa que no centro da sua intervenção na Câmara Municipal estará “a luta por um melhor ambiente no concelho”.

“É urgente responder à erosão costeira e à poluição industrial nas freguesias mais a sul”, alerta.

Por outro lado, os bloquistas defendem que a estratégia de desenvolvimento do concelho litoral do distrito de Coimbra “deverá atrair setores de atividade associados aos recursos autóctones, à área do conhecimento (oceanos, energia, digital, novas tecnologias) e à produção local e biológica, em linha com as metas ambientais internacionais para o combate às alterações climáticas”.

Simultaneamente, o BE pretende dar resposta “ao desenvolvimento sustentável da economia local e à promoção do emprego qualificado e justamente remunerado, que fixe os jovens figueirenses que concluem os níveis de ensino mais avançados”.

PUBLICIDADE

Um “rigoroso” ordenamento do território, a preservação das zonas naturais da Figueira da Foz e a defesa da municipalização da distribuição de água, são outros dos objetivos da candidatura às eleições de 26 de setembro.

O executivo municipal da Figueira da Foz é liderado pelo PS (seis mandatos) contra três do PSD, sendo que o partido retirou a confiança política a dois dos seus vereadores.

O atual presidente Carlos Monteiro – que, em 2019, substituiu no cargo João Ataíde, que foi para o Governo, vindo a falecer em 2020, quando era deputado – candidata-se pelo PS às eleições agendadas para 26 de setembro, enquanto o PSD aposta em Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

Pedro Santana Lopes, que presidiu à autarquia da Figueira da Foz entre 1998 e 2001, eleito pelo PSD, é de novo candidato, desta vez pelo movimento independente Figueira A Primeira.

A exemplo de 2017, o CDS-PP candidata Miguel Mattos Chaves e a CDU aposta no oficial de justiça Bernardo Reis, uma estreia em candidaturas à Câmara Municipal. Já o Chega, numa fotografia publicada, em maio, na rede social Facebook e sem mais informações, anunciou João Paulo Domingues.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com