Desporto

Rui Carvoeira vai dirigir o Departamento de Juventude e Desporto da Câmara de Coimbra

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 30-12-2022

Rui Carvoeira vai assumir funções, no próximo dia 01 de janeiro de 2023, como diretor do Departamento de Juventude e Desporto (DJD) da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, conforme o despacho assinado pelo presidente da autarquia, José Manuel Silva, datado de dia 28 de dezembro. Rui Carvoeira, até à data professor de Educação Física da Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, em Coimbra, assume agora o cargo de direção intermédia de 1º grau na nova unidade prevista na estrutura orgânica do Município de Coimbra. Recorde-se que Rui Carvoeira já foi chefe da Divisão de Gestão Desportiva da CM de Coimbra entre 2002 e 2006. 

PUBLICIDADE

A decisão é justificada, no despacho assinado pelo presidente da CM de Coimbra, pela necessidade, “por urgente conveniência de serviço, de assegurar a direção e coordenação do Departamento de Juventude e Desporto”. Uma escolha que teve em consideração “a adequação do perfil, a aptidão e o curriculum” do novo diretor. Rui Carvoeira vai, assim, assumir o cargo de direção intermédia de 1.º grau no Município de Coimbra, em regime de substituição, a partir de 01 de janeiro. 

Licenciado em Educação Física e Desporto pelo Instituto Superior de Educação Física (atual Faculdade de Motricidade Humana) da Universidade Técnica de Lisboa, Rui Carvoeira foi somando ao seu currículo várias outras habilitações na componente educativa e formações na área desportiva, com destaque para a modalidade de Rugby. O novo diretor do Departamento de Juventude e Desporto já tem experiência como dirigente na CM de Coimbra. Rui Carvoeira foi chefe da Divisão de Gestão Desportiva da autarquia conimbricense entre setembro de 2002 e novembro de 2006.  Destaca-se, ainda, a sua experiência profissional enquanto assistente convidado na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (UC), a sua participação enquanto coordenador regional e distrital no Programa do Desporto Escolar do Ministério da Educação e vários anos como professor de Educação Física em diferentes estabelecimentos de ensino nacionais. 

PUBLICIDADE

Recorde-se que, na atual estrutura da CM de Coimbra, o Desporto e a Juventude assumem um novo protagonismo (agora separados da Educação), no âmbito do novo departamento, que conta com duas unidades orgânicas de 2º grau: a Divisão da Juventude e a Divisão de Desporto. Nesse contexto, a Divisão da Juventude vai ser assumida por Maria Antónia Lucas da Silva, técnica superior da CM de Coimbra há mais de década e meia, que desde o início deste ano integrou o gabinete de apoio ao vereador Carlos Lopes, gerindo processos como o Plano de Atividades para a Juventude – Ano 2023 ou a implementação de medidas do II Plano Nacional para a Juventude. Maria Antónia Lucas da Silva é licenciada em História e em Arqueologia e História pela Faculdade de Letras da UC e mestre em Arqueologia e Território também pela Faculdade de Letras da UC.

Já a Divisão de Desporto vai ser assumida por Filipa Borges, até então técnica superior de Desporto na Divisão de Educação, Desporto e Tempos Livres da CM da Batalha. Filipa Borges conta com experiência como dirigente na CM da Batalha, onde assumiu o cargo de chefe de Divisão de Educação, Saúde e Desporto desde setembro de 2020 até janeiro de 2022. A nova dirigente da CM de Coimbra é licenciada em Professores do Ensino Básico, variante de Educação Física, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, e pós-graduada em Marketing do Desporto, Fitness, pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa.  

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE