Coimbra

Rugby: Portugal e Brasil treinam em Taveiro

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 29-11-2016

O Estádio Municipal de Taveiro vai receber, no dia 1 de dezembro, pelas 15:00, um jogo entre as seleções nacionais de Rugby de Portugal e Brasil, um amigável que servirá para os “Lobos” se prepararem para o Rugby Europe Trophy 2016 – 2017.

PUBLICIDADE

O evento foi hoje apresentado, em conferência de imprensa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, pelo vereador de Desporto da CMC, Carlos Cidade, e pelo presidente da Federação Portuguesa de Rugby (FPR), Luís Cassiano Neves.

“Desejo que seja uma realização notável, de boa prática desportiva, e que a Seleção Portuguesa jogue melhor”, afirmou Manuel Machado.

PUBLICIDADE

publicidade

“Temos muito prazer em acolher este evento em Coimbra no dia 1 de dezembro, em que celebramos a Restauração da Independência”, afirmou o presidente da CMC, realçando a relevância do rugby e desta parceria com a FPR para a cidade. “É muito importante para nós”, reforçou, lembrando que esta modalidade tem tradição em Coimbra. Manuel Machado fez, ainda, questão de recordar Manuel da Costa (conhecido por “Manuel da Quinta”), que foi jogador de rugby em Coimbra e um dos fundadores do Comité Regional de Rugby do Centro. “Ainda vai ver os jogos da Académica”, acrescentou.

O jogo começa às 15:00, no Estádio Municipal de Taveiro, e as entradas são gratuitas.

PUBLICIDADE

“Mas há um desafio: que quem possa leve um brinquedo ou um alimento não perecível. Haverá um ponto de recolha e as ofertas revertem a favor da Associação Integrar”, acrescentou ainda o presidente da CMC, argumentando que o rugby tem este hábito de prática solidária. “Foi das primeiras modalidades a desencadear este tipo de ações solidárias”, acrescentou Manuel Machado, justificando ainda o facto de a entrada ser gratuita como uma forma de “proporcionar aos cidadãos poderem assistir a eventos desportivos de qualidade”.

Já o presidente da FPR agradeceu a colaboração da CMC e da Turismo do Centro de Portugal, que é parceira da iniciativa e contribuirá com a oferta da estadia à Seleção Brasileira. “Coimbra tem condições fantásticas que dificilmente iriamos encontrar noutras cidades, tem uma tradição no rugby notável e quatro clubes importantíssimos para o rugby português”, sublinhou Luís Cassiano Neves, argumentando que é intenção da FPR levar a modalidade para fora de Lisboa e esta é também uma forma de o fazer e de “dizer às pessoas que vale a pena apoiar o rugby na Região Centro”.

Luís Cassiano Neves referiu ainda a importância do jogo com o Brasil – uma equipa que, sublinhou, “tem um trajeto de investimento grande e é um adversário muito competitivo” – para os “Lobos” conseguirem bons resultados na Rugby Europe Trophy 2016-2017 (a segunda divisão do rugby europeu) e se prepararem para cumprirem os seus dois grandes objetivos: a subida da Seleção Portuguesa XV à Rugby Championship (a primeira divisão de rugby europeu) e a preparação para o Rugby World Cup 2019.

A Seleção Portuguesa XV foi despromovida na época passada à segunda divisão de rugby e procura agora a subida.

Para tal, os “Lobos” têm de vencer o seu grupo da Rugby Europe Trophy 2016-2017 (onde se encontra a Suíça, a Holanda, a Moldávia, a Polónia e a Ucrânia), para poderem disputar o play-off com o último classificado da Rugby Championship. O primeiro jogo, que decorreu no dia 19 de novembro, já está ganho, contra a Suíça (28 – 10). O próximo vai ser contra a Polónia, no Jamor, no dia 18 de fevereiro de 2017, e o encontro com o Brasil será o último jogo oficial de preparação para a partida.

Segundo a CMC, “o frente a frente entre os “Lobos” e os “Tupis” é, assim, fundamental na preparação da formação portuguesa para o cumprimento dos seus objetivos.

É um espetáculo de rugby ao mais alto nível, que conta ainda com a atuação da Banda Filarmónica União Taveirense (vai tocar os dois hinos) e um show de paraquedismo, proporcionado pela Skydive Coimbra, informou o vereador do Desporto da CMC”.

Carlos Cidade lembrou ainda que “o rugby tem um significado muito grande para Coimbra” e que, por isso mesmo, conta ver o Estádio Municipal de Taveiro lotado. “Esperamos ver o estádio com as bancadas repletas de gente. Contamos que compareçam entre 2000 a 2500 pessoas”, avançou o vereador de Desporto da CMC, agradecendo ainda à FPR a possibilidade de Coimbra desfrutar deste “excelente espetáculo desportivo”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE