Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Roteiro do Arista vale a Penacova apuramento para prémio “Município do Ano”

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 18-10-2019

 

PUBLICIDADE

Pela segunda vez em quatro anos, o Município de Penacova foi selecionado para o prémio “Município do Ano 2019”.

O Roteiro do Arista, inserido na nova linha de imagem de natureza e paisagística, que tem por mote “Penacova tem bom Ar”, destacou-se entre as restantes candidaturas, sendo igualmente nomeado para a categoria regional de concelhos com menos de 20 mil habitantes.

PUBLICIDADE

publicidade

A atribuição do prémio é da responsabilidade da Universidade do Minho e os projetos dos municípios nomeados serão  avaliados de seguida por um júri nacional para encontrar os nove municípios com prémio regional, um prémio intermunicipal e o Município do Ano 2019. Os resultados serão anunciados na “Cerimónia de Entrega dos Prémios Municípios do Ano 2019”, a ter lugar no dia 15 de novembro próximo, no Mosteiro de Arouca.

De acordo com João Azadinho, vice-presidente da Câmara Municipal de Penacova, mostrando-se visivelmente satisfeito com a distinção, “o Roteiro do Arista consiste numa visita a oito pontos emblemáticos do concelho, tantos quantas as letras que formam a palavra Penacova, encontrando em cada local a respetiva letra, fotografando-as com um telemóvel e, com apoio da aplicação móvel formar o puzzle com a totalidade das letras formando o nome do concelho”.

PUBLICIDADE

Para quem não é adepto das Apps, o Município pensou numa alternativa e as pessoas podem levantar gratuitamente um passaporte no Turismo, preenchendo com informações constantes em cada local a visitar e, se mostrarem o passaporte preenchido, terá direito a receber um prémio.

Este roteiro de valorização turística e económica do território penacovense passa por Penedo de castro, mostEiro de lorvão, ForNos da cal, mirAnte, praia do reConquinho, mOinhos de gavinhos, praia do Vimieiro e livrAria do mondego. Tem trazido muitos visitantes ao concelho, desde praticantes de desporto na natureza, a turistas, sendo, como considera João Azadinho, “uma aposta ganha, uma marca que reforça o potencial inigualável de Penacova, que vê assim distinguido a nível nacional o seu trabalho”. O nome “Arista”, dado ao roteiro, homenegeia os aristas que no início século anterior visitavam Penacova em busca dos bons ares, com prescrição médica, mas também uma reabilitação urbana que procura dar ao concelho um cada vez melhor “ar”.

A Universidade do Minho institui os “Prémios Município do Ano” que premeiam municípios que tenham lançado projetos com impactos na economia, no território e na sociedade e que promovam o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade. O Prémio Município do Ano tem como objetivo reconhecer e premiar em diferentes categorias, as boas práticas em projetos implementados pelos municípios. Em 2016, o Município de Penacova já havia apresentado e sido finalista com o projeto “Memórias de Penacova” que, aproveitando as suas potencialidades – beleza natural, gastronomia, águas minerais e naturais, turismo, pesca e desporto e cultura – tem promovido a revitalização do património imaterial, incluindo o trabalho que tem sido feito pelo arquivo fotográfico digital e arquivo de memórias levado a cabo pelo Município de Penacova.

Esta segunda nomeação, de acordo com João Azadinho, “vem premiar o esfoço do Município e a sua estratégia de valorização do território, das pessoas e do património. Cada vez mais gente se sente atraída pelo Roteiro do Arista”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com