Da lampreia ao leitão, passando pelos doces tradicionais e vinhos de excelência, o território de Coimbra afirma-se como destino gastronómico de referência em Portugal.
A Região de Coimbra é cada vez mais reconhecida como um verdadeiro paraíso gastronómico. Das receitas tradicionais de peixe e carne às sobremesas regionais, o território oferece experiências culinárias para todos os gostos.
PUBLICIDADE
Lampreia: a estrela das águas do Mondego
Considerada um dos ex-líbris da gastronomia local, a lampreia é presença obrigatória nas mesas de Penacova e Montemor-o-Velho, onde o tradicional Arroz de Lampreia é celebrado com festivais gastronómicos que atraem curiosos e amantes da especialidade.
Peixe fresco e doces típicos no litoral
Nos concelhos costeiros de Cantanhede e Mira, é através da tradicional Arte Xávega que o peixe chega fresco à mesa, destacando-se o Robalo, a Sardinha na Telha e as Caldeiradas. A doçaria também se destaca, com especialidades como o Bolo de Ançã e o Bolo de Páscoa de Mira, refere o site Turismo Centro de Portugal.
Na Figueira da Foz, a oferta é vasta e inclui pratos como a Sopa de Peixe, o Camarão da Costa, a Raia de Pitau e o Arroz de Sardinha. Para adoçar o paladar, brilham as tradicionais Brisas da Figueira.
Chanfana e Leitão: a força da carne regional
A riqueza da carne também marca a gastronomia da região. A Chanfana de Cabra, assada em caçoila de barro preto, é prato emblemático em concelhos como Arganil, Condeixa-a-Nova, Góis, Lousã, Miranda do Corvo e Vila Nova de Poiares.
Outro prato com raízes profundas é o Leitão da Bairrada, considerado uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa.
Doces conventuais e sabores únicos para terminar em beleza
Por fim quando falamos da doçaria regional: Bolo da Várzea, Arroz Doce, Tigelada, Filhós de Abóbora, Filhós de Mel, Poiaritos, Talasnicos, Serranitos e os típicos Beirões são apenas algumas das tentações que compõem a mesa da sobremesa.
Para acompanhar ou terminar a refeição, destaca-se o Mel da Serra da Lousã (DOP) e os licores locais, como o Licor Beirão, a Aguardente de Medronho ou a Aguardente de Mel, produzidas em vários concelhos da região.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE